As cores têm o poder de causar impacto na decoração e mudar totalmente a atmosfera de um ambiente. Elas também podem gerar bem-estar, sendo capazes de influenciar sensações e reações. Por serem tão marcantes no quesito personalidade, é preciso escolher bem a paleta que vai predominar em um espaço, o que nem sempre é fácil de fazer.
Uma especialista no assunto, que ficou conhecida no reality show Magos da Decoração, da Netflix, é a designer de interiores Ju de Paula. A marca registrada da brasileira no programa foi o uso de estampas coloridas e florais. “Cor é uma das ferramentas mais importantes no design e, por isso, muita gente tem medo de usar, errar e se arrepender”, afirma.
Para ajudar aqueles que querem trazer mais vida a um ambiente, mas não sabem por onde começar, ela compartilhou os quatro passos necessários para fazer a escolha certa. Veja a seguir e inspire-se em imagens de projetos da designer:
1. Escolha uma cor que te faz bem
Para começar, a dica da Ju é escolher uma cor que te faz sentir bem, levando em consideração seus gostos e preferências. Por exemplo: se você gosta de ir à praia, a cor ideal pode ser o azul turquesa. Ou, se você amava dançar balé quando era pequeno e quer reviver uma sensação nostálgica, pode utilizar o rosa na decoração. “Sempre tente usar cores que falam com o seu coração”, comenta.

2. Defina o humor adequado para o ambiente
Outro fator que precisa ser considerado é como você quer se sentir dentro do cômodo e o humor que quer proporcionar a ele. “As cores têm o poder de criar sensações. Escolha-as com base na psicologia delas”, diz a participante do reality show Magos da Decoração. “O verde relaxa, o amarelo traz alegria, o rosa é aconchegante”, exemplifica.

3. Analise o espaço
Sim, as cores certas também podem te ajudar a otimizar e até ampliar o espaço. Basta analisá-lo e optar por uma combinação de cores claras e frias, que podem expandir visualmente o cômodo, segundo Ju. “Se o ambiente é pequeno e você quer que ele pareça maior, não pinte as paredes em cores quentes, como o vermelho, pois elas diminuem o espaço”, comenta a designer de interiores. A recomendação é sempre considerar a iluminação natural na hora da escolha, já que as cores mudam de acordo com a luz.

4. Misture estampas
Por fim, depois de definir as cores que vai usar no cômodo, pode combiná-las com uma estampa de preferência. Seguindo o passo a passo da Ju, a dica é tentar misturar florais com estampas lisas e geométricas. “Ajuda a trazer personalidade para o ambiente”, finaliza.

Seguindo o passo a passo da participante do reality show Magos da Decoração, finalize a combinação de cores com a mistura de estampas (Foto: Divulgação)