TOP

Apartamento de 27m² tem soluções inteligentes para otimizar espaços

Ao investir em um estúdio de 27 m² na Vila Olímpia, o proprietário não imaginava que encontraria dificuldade em alugá-lo. Em busca de um diferencial que tornasse o imóvel mais atrativo, ele chegou ao escritório da TRIA Arquitetura. As sócias Marina Cardoso de Almeida e Sarah Bonanno aceitaram o desafio e promoveram uma reforma para agradar todos os gostos, garantindo privacidade a quem quer que decidisse morar no micro apartamento.

Varanda de 7 m² foi incorporada à planta e abriga a cozinha do micro apartamento (Foto: Divulgação/Alessandro Guimarães)

Para fugir do modelo quarto de hotel, em que ao entrar você se depara com a cama, a escrivaninha e uma pequena cozinha, as arquitetas optaram por um elemento vazado de concreto na entrada, que esconde a cama e ajuda a direcionar o visitante: à direita, fica o banheiro, e, à esquerda, o espaço social. Para ganhar espaço, os 7 m² da varanda foram incorporados à planta, dando lugar à cozinha.

Feito sob medida, um móvel de madeira faz as vezes de base da cama, sofá, banco para a mesa de jantar e baú. “Como o espaço é bem restrito, consideramos importante que fosse possível guardar coisas ali, como roupas de cama, toalhas e pertences pessoais”, explica Sarah.

Móvel que serve de base para cama e sofá tem gavetas e baús para otimizar espaço (Foto: Divulgação/Alessandro Guimarães)

Atrás da cama, uma persiana de madeira pode tanto esconder o vidro fosco que dá para o banheiro, como garantir iluminação natural à área de banho, que não possui janelas. “Neste projeto, prezamos muito por soluções que convencessem qualquer pessoa de que era possível moral ali, que a fizessem sentir em casa”, afirma.

Elemento vazado de concreto guia a entrada no studio. Tijolinhos de cerâmica ajudam a quebrar o cinza e deixam o ambiente mais aconchegante (Foto: Divulgação/Alessandro Guimarães)

Para a paleta, foram eleitas cores neutras, facilitando que os futuros moradores combinassem seus próprios pertences à decoração. A parede de tijolinhos ajuda a quebrar o cinza e deixar o ambiente mais aconchegante. “Antigamente, as pessoas não queriam investir em um apartamento para aluguel, mas esses pequenos espaços são muito procurados por quem quer estadias curtas. Isso pede um espaço legal, onde a pessoa possa estar bem acomodada”, conta a arquiteta.

«

»