TOP

Como multiplicar espaços usando barras extensiveis

Para quem está indo para o primeiro lar, a organização dos objetos é uma tarefa complicada. Difícil imaginar que dividir o material de escritório, montar uma horta na janela, organizar sapatos e separar tampas de potes possa ser feito com um único material. Superversáteis, as barras extensíveis – cujo uso mais comum é o de varão de cortina – são ótimas para resolver essas e outras tantas questões. Confira nove usos criativos do item que podem inspirar a organização da sua casa

1. Escritório chique e com tudo em ordem
Procure em lojas de ferragens as opções feitas de metal. Entre os inúmeros acabamentos, o ouro velho rendeu aqui uma aparência chique e descolada, fazendo um belo contraste com a madeira escura da estante. Aqui, as barras aparecem dispostas na vertical, separando documentos, e também na horizontal, pronta para segurar fotos e recados com os clipes presos ali.

Esqueça as fitas emboladas na gaveta. Uma barra expansível mantém todos os rolos em ordem (Foto: Pinterest/Reprodução)

2. Crafts sempre à mão
Quem usa fitas com frequência sabe como é fácil encontrá-las emboladas dentro de caixas e gavetas. Uma barra mantém os rolos em ordem e permite acesso simples a todas as cores.

Uma barra apoia os temperos presos à janelas, mantendo as plantas perto do sol  (Foto: Pinterest/Reprodução)

3. Horta segura na janela
A exposição ao sol é fundamental para o crescimento das plantas, mas deixá-las equilibradas no parapeito da janela não é nada seguro (especialmente em locais altos, de onde elas possam cair). Prender os cachepôs em um local ensolarado, mas pelo lado de dentro da casa, vai resolver seu desejo de ter uma horta e proteger os pedestres da vizinhança de uma só vez.

As barras ajudam a manter a ordem até dentro das gavetas (Foto: Pinterest/Reprodução)

4. Temperos à vista
Soltos na gaveta, os potes de condimentos nem sempre são fáceis de encontrar. Mas bastam dois varões extensíveis para impedir que eles saiam do alcance dos olhos.

Aqui, as echarpes estão à mostra, mas o truque também vale para lenços, cintos e até gravatas (Foto: Pinterest/Reprodução)

5. Quase uma vitrine
Dentro do guarda-roupa, um cantinho difícil pode ser o lugar ideal para lenços, gravatas, cintos e echarpes…

Um par de barras paralelas apoia sapatos baixos; dispostas de forma desencontrada, é mais fácil apoiar modelos com salto (Foto: Pinterest/Reprodução)

6. Sapatos fáceis de encontrar
Nada de deixar que os pés se misturem – e a poeira indesejada se multiplique – naquele espaço apertadinho reservado para os sapatos. Se houver altura suficiente, vale criar “prateleiras invisíveis” com o auxílio de um par de tubos extensíveis. Alinhados, eles apoiam modelos baixos; uma inclinação dá graça ao jeito de exibir saltos altos

Nada de empilhar bandejas e tábuas: dispostas na vertical, as peças ficam mais acessíveis (Foto: Pinterest/Reprodução)

7. Divisórias funcionais
Em vez de manter tábuas, bandejas e pratos empilhados, facilite o acesso utilizando as barras dentro dos nichos reservados para estes objetos.

Tampas de um lado, potes do outro: assim a gaveta fica sempre arrumada (Foto: Pinterest/Reprodução)

8. Tampas de um lado, potes do outro
Outro truque precioso: instalada dentro do gavetão da cozinha, a barra mantém os potes de uma lado e suas tampas do outro, deixando tudo organizado.

Embaixo da pia, aspersores ocupam menos espaço quando suspensos com o auxílio das barras (Foto: Pinterest/Reprodução)

9. Tudo bem ordem sob a pia
Mesmo locais pouco acessados da casa merecem atenção. Aqui, os produtos de limpeza com bicos aspersores foram pendurados na barra, poupando um espaço precioso dentro do armário.

«

»