TOP

A romântica Santorini, na Grécia

Aclamada pela revista Travel Leisure como a melhor ilha da Europa e considerada por muitos como a mais romântica de todas as ilhas gregas, Santorini – também conhecida como Thira – foi formada pela erupção de um vulcão há mais de 3 mil anos. A Teresa Perez Tours,  especialista em lua de mel, separou boas dicas para aproveitar ao máximo o destino.

Antes da explosão do vulcão, a ilha tinha formato circular. Seu centro afundou, transformando-a em uma meia lua com escarpas íngremes que são, na verdade, a borda da cratera. A erupção foi tão violenta que sacudiu toda a região em volta – destruindo, inclusive, cidades na ilha de Creta, a mais de 100km de distância.

A chegada de Ferry ou hydrofoil pelo lado oeste, onde está a cratera, brinda o visitante com a visão dos penhascos encimados por construções perfeitamente brancas, típicas do vilarejo de Fira, e de Oia (pronuncia-se Ia), a cidade mais fotografada de toda a Grécia.

Um caminho estreito e íngreme leva do porto a Fira, onde há restaurantes, bares e uma animada vida noturna. De Fira, pela beira do penhasco, chega-se a Oia, marcada pelas singelas construções brancas e seus incontáveis domos azuis. ​ Todas as praias ficam do lado oposto à cratera.

​​PASSEIOS

​A principal atração para quem visita Santorini é, sem dúvida, a beleza de suas paisagens deslumbrantes. No interior da ilha, no entanto, encontram-se bucólicos vilarejos e incríveis sítios arqueológicos que remontam à época da Civilização Cretense, na era pré-helênica, anterior à Grécia Antiga.

Caminhar pelas cidades de Fira e Oia complementa a experiência, visitando lojinhas charmosas e explorando o emaranhado de ruas, acima dos penhascos de incrível beleza.

​​​Praias de Baxedes, Koloumbos e Pori (um pequeno porto de Pescadores)

Começando pela parte nordeste da ilha, as praias na costa de Oia encantam à primeira vista por suas belezas remotas e selvagens. Estas praias eram frequentadas pela população local, mas recentemente foram descobertas por alguns poucos visitantes, principalmente por famílias e casais. Elas podem passar facilmente despercebidas, pois não podem ser vistas da estrada principal.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Baxedes-Beach

​​Praias de Perissa e Perivolos

Essas são as praias mais badaladas de Santorini. Juntas, formam a mais longa faixa de areia negra da ilha. Contam com uma variedade de tavernas e restaurantes.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Perissa-Beach

( Praia de Perissa )

Igrejas

Como em outras ilhas do grupo das Cyclades, Santorini tem um grande número de igrejas, totalizando 250 templos. A arquitetura eclesiástica (início do cristianismo) está presente, misturada a outras influências e incrementadas pela criatividade dos artesãos locais.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Igrejas

​​RESTAURANTES

​​​1800

No alto de uma falésia no extremo norte de Santorini, em uma mansão do século 18, o restaurante 1800 proporciona uma vista deslumbrante para a Caldera. Combina ingredientes locais com técnicas gastronômicas atuais e é especializado na saborosa cozinha mediterrânea. ​

I​nformações: Oia (Ia). Santorini. Tel: 30 22860 71485. ​​www.oia-1800.com

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-1800-Restaurant-1

Ambrosia

No alto do penhasco, olhando para a Caldera e à luz de velas. Assim é o jantar no restaurante Ambrosia. Pratos Mediterrâneos e gregos são servidos ao som de música local ou internacional e aroma de jasmim. Destaque especial para o serviço personalizado e a simpatia dos donos da casa.

Informações: ​​ ​Oia (Ia). Santorini. Tel: 30 22860 71413. ​​www.restaurant-ambrosia.com.​ ​

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Ambrosia-1

​​Selene

​​Ingredientes locais e gastronomia moderna unem-se para compor o cardápio do famoso Selene. A culinária criativa, com ênfase para os sabores da ilha. Do terraço se tem uma vista espetacular para a Caldera. O restaurante oferece também aulas de culinária.​ ​

I​nformações: Pyrgos Village. 10min de carro de Fira. Santorini. Tel 30 22860 22249. ​​www.selene.gr.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Selene-Restaurant-1

​​HOTÉIS

​​​Katikies

​O Katikies é um pequeno e charmoso hotel localizado no alto de uma encosta, no pitoresco vilarejo de Oia (Ia). Sua arquitetura de formas livres nas escadarias, pontes e piscinas reproduz características típicas da região. O hotel dispõe de apenas 27 suítes, todas decoradas com muito bom gosto com antiguidades locais, e com terraços com vistas para o mar. ​

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Katikies

Canaves Oia ​ Suites

Edificado no século 17, o Canaves Oia Hotel conta com localização privilegiada, sobre a encosta de um penhasco na ponta noroeste da Ilha de Santorini. Sua arquitetura enaltece a beleza do local e seus 36 quartos e suítes possuem elegante design. No restaurante The Gourmet, os visitantes saboreiam a cozinha de fusão, com pratos da gastronomia mediterrânea mesclada com toques das cozinhas asiática e francesa.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Canaves-Oia-​Suites

Kirini Suites & Spa

O hotel Kirini Suites & Spa está localizado no vilarejo de Oia (Ia), sobre uma colina com vista para as ilhas vulcânicas, uma das mais impressionantes do Mar Egeu. Sua arquitetura típica das ilhas gregas combina harmoniosamente o charme antigo com as facilidades modernas. No A. SPA, os visitantes relaxam com terapias e tratamentos para o bem-estar.

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Kirini-Suites-Spa

Mystique Oia Santorini

O Hotel Mystique está situado no alto dos penhascos de Santorini, em um dos mais belos cenários da Grécia. Suas vilas e suítes são decoradas no típico estilo grego, com uma privilegiada vista para o Mar Mediterrâneo. O restaurante serve deliciosos pratos da culinária regional, preparada com ingredientes frescos e que podem ser saboreados nas agradáveis mesas ao ar livre.​

LUA-DE-MEL-TERESA-PEREZ-SANTORINI-Mystique-Oia

​​INFORMAÇÕES TÉCNICAS: 

  • Visto: ​Portadores de passaporte brasileiro não precisam de visto, contanto que a permanência não ultrapasse três meses.
  • Vacinas: Segundo informações oficiais, a apresentação do certificado da vacina contra a febre amarela não é exigida. Ressaltamos, porém, que esta informação pode ser alterada sem aviso prévio e, portanto, recomendamos tomar a vacina, o que deverá ser providenciado até 11 dias antes do embarque.
  • Clima: A Grécia tem clima mediterrânico, que resulta em invernos suaves e úmidos, e verões (junho a agosto) quentes e secos. As temperaturas raramente atingem extremos, embora ocasionais precipitações de neve ocorram durante o inverno na Grécia Continental, incluindo Atenas e as Ilhas Cíclades (entre elas, Mykonos e Santorini).
  • Melhor época: A melhor época para visitar a Grécia é entre maio e setembro. No entanto, os meses de julho e agosto coincidem com as férias dos europeus, por isso, hotéis, restaurantes e atrações podem estar muito cheios. Além disso, nesses dois meses o calor é muito intenso, podendo ultrapassar 40ºC. Não é recomendado visitar o país entre novembro e março, pois neste período é mais frio e chuvoso, e muitas atrações, restaurantes e hotéis permanecem fechados.
  • Como chegar: Não há voos diretos entre o Brasil e a Grécia. A melhor opção é pegar um voo até alguma das capitais ou outras grandes cidades europeias e lá fazer conexão para Atenas.​  ​ Então, para chegar a Mykonos, pode-se optar por um voo de 40min ou por uma viagem de hydrofoil de 4h.  ​

 

 

Fonte: Teresa Perez Tours

«

»