TOP

Quantas pessoas devo convidar?

Organizar um casamento não é nada fácil, mas como tudo depende do número de convidados – a começar pelo orçamento, espaço e afins – o cuidado com a lista. A vontade, claro, é de compartilhar esse momento único com um monte de gente, mas nem sempre o bolso permite.  Por esse motivo, entramos em contato com a cerimonialista Jakeline Alessi para esclarecer algumas duvidas a respeito da tão temida lista de convidados.

Existe uma quantidade ideal de convidados para uma festa de casamento?

Não, isso depende dos noivos e possivelmente dos seus pais. Se fôssemos falar mais a fundo sobre esse tema teríamos que analisar várias vertentes, mas as primeiras perguntas que se deve fazer a meu ver são: Quanto estamos dispostos a gastar em nosso casamento? Como gostaríamos que fosse o casamento? A partir de então conseguem ter uma visão mais direcionada. Levar em consideração o que sonhou é muito importante, portanto feche os olhos e imagine se quer algo mais intimista ou grandioso. Por exemplo, já realizei casamento com 22 convidados (incluindo as crianças), como também para mais de 500 pessoas onde os noivos ou passaram as horas de festa aproveitando ou cumprimentando os convidados. Portanto independente do seu orçamento inicial tome cuidado e se atente a esses detalhes, lembre-se quanto maior o número de convidados maior o gasto, mas o que deve prevalecer é o desejo de vocês, assim conseguiram finalizar o número de convidados desejado.

Devo exceder o número de convidados da minha lista junto aos fornecedores?

Isso dependerá de cada fornecedor, antes de assinar o contrato preste atenção nesta cláusula. Muitos têm um prazo para repassarmos essa informação de excedente, outros conseguem atender perfeitamente uma quantidade mínima que ultrapasse o que foi fechado em contrato. Mas veja bem, se essa estimativa exceder mais que 10% da sua lista de convidados você deve informar ao seu fornecedor com antecedência, pois todos precisaram estar preparados para tal demanda. Deixando de informar você prejudica tanto o serviço quanto à qualidade do trabalho de cada um e consequentemente isso irá espelhar de forma negativa em seu casamento.

Como funciona a confirmação de presença? Em que ela pode me ajudar? Quais são os tipos de confirmação?

Vou abranger e unificar as três respostas, pois uma leva a outra em relação ao R.S.V.P. Sigla abreviada de “Répondez S’il Vous Plaît, em francês que significa “Por favor, responda”. A confirmação é nossa maior aliada para ter um evento com o mínimo de surpresas indesejadas, ela nos ajuda a ter controle sob a porcentagem de convidados (para mais ou para menos) do número fechado em contrato. Mesmo estando com a lista completamente confirmada um ou outro convidado pode não comparecer, como também outro convidado pode levar um acompanhante a mais, não se espante isso é mais comum do que parece. Baseados nessa confirmação o trabalho de todos os fornecedores se desenvolve perfeitamente e você evita situações desagradáveis. Existem duas maneiras de confirmação, a forma passiva onde podemos utilizar e-mail, site, aplicativo de mensagens instantâneas e o número de telefone (geralmente do cerimonial) informado no convite para que as pessoas liguem confirmando ou não a presença até a data estipulada, que pode variar entre 10 a 15 dias corridos antes do casamento. Por outro lado temos a forma ativa onde após a data estipulada para a confirmação uma pessoa (geralmente do cerimonial) entra em contato com o convidado solicitando a confirmação ou não. E acreditem por incrível que pareça temos mais sucesso de uma lista totalmente finalizada com a forma ativa, pois muitos dos convidados esquecem-se de confirmar. Então aí vai uma dica, quando sua lista já estiver finalizada vá incluindo os números de contato dos convidados, isso evitará desgastes e desesperos para concluir essa etapa até o prazo de inicio da forma ativa.

Jakeline Alessi – Assessora de Eventos

Resumindo: Você não precisa convidar alguém apenas para cumprir um protocolo. Atente-se ao sonho de vocês e siga com a lista a partir daí e do orçamento disponível para realização do grande dia. 

 

«

»