TOP

Sapato do noivo: como não errar na escolha?

O noivo também deve se preocupar com seu traje. Afinal, é o dia mais importante de sua vida e ele precisa estar vestido – e calçado -, adequadamente. O interessante é que muita gente acredita que esse é um assunto pouco importante, pois saiba que se trata de um engano. Não é só a noiva que deve se preocupar em estar maravilhosa no dia do casamento.

Para auxiliar melhor o noivo, vamos dar as dicas em tópicos, assim fica mais fácil entender e saber direitinho que sapato escolher, combinando estilo, cor e qualidade. Vamos lá?

Como escolher o sapato do noivo?

JEF

Estilo do casamento

Para começar, é preciso saber qual será o estilo do casamento. Lembre-se de que toda cerimônia exige um dress code, desde a mais tradicional até o casamento na praia.

Maxime Noivos e Black Tie + JEF

  • Tradicional – Gala

Se o seu casamento for estilo gala, o traje ideal é o smoking e o sapato do noivo que mais combina é o clássico de verniz. Aposte na cor preta, modelo Oxford – de amarrar – e sem muitos detalhes. Neste caso, menos é mais.

  • Praia

Casamento na praia é sinônimo de descontração, mas, mesmo assim, tem trajes ideais. Normalmente são usadas roupas leves, calças de linho e camisas, em tons mais claros, como branco, off white ou bege. Para acompanhar este estilo, o noivo pode usar nos pés sandálias de couro, chinelos ou sapato mocassin, na cor marrom.

Se a cerimônia for na praia, mas não diretamente na areia, o noivo pode usar um costume de fibras naturais ou um terno mais despojado, usado sem a gravata e em tons claros, como o azul claro, off white, branco ou bege.

Neste caso, a melhor escolha para o sapato do noivo vai para os modelos Derby, Oxford ou Loafer.

Maxime Noivos e Black Tie + JEF

  • Campo

Para o campo, a minha sugestão é um visual mais leve. E aí entram os ternos em tons de caqui, cinza ou azul mais claro. Continua a opção pelo modelo Oxford ou Derby para os sapatos, também na cor marrom.

  • Vintage

Não poderia deixar de mencionar este estilo que tem virado febre. Aqui, os trajes costumam ser mais informais. Muitas vezes, os noivos utilizam apenas colete ou suspensórios e complementam o traje com gravatas borboleta, estampada, em tom vibrante – e até chapéu para os mais ousados.

O sapato do noivo pode ir do sapatênis à bota de couro, o importante é harmonizar com o traje.

O biotipo do noivo também precisa ser levado em consideração. Homens altos devem usar modelos com bico quadrado, que valorizam o corpo e deixam o traje mais elegante.

Para os mais baixos, o bico fino e o sapato na mesma cor do terno alongam a perna e dá a sensação de mais altura.

Caso não queira correr o risco de ficar mais baixo que a noiva, existe a opção do salto interno, que pode ser utilizado para ganhar uns centímetros, sem que seja percebido. Existe a possibilidade de colocação de saltos internos.

Cor do terno x cor do sapato do noivo

Essa é uma dúvida cruel e não acontece só com o noivo. Para ajudar, veja algumas dicas de cores de terno com a indicação da melhor cor de sapato.

  • Preto: começamos com o que tem menos opções. Terno preto exige sapato preto e pronto! O modelo até pode variar, dependendo do estilo do traje, mas a cor não.

  • Azul marinho ou cinza: combinam com sapato preto, marrom, vinho e caramelo. O ideal é escolher o tom de acordo com o estilo do evento. Para os mais formais, o preto é o mais indicado. Já para os informais, os outros tons são bem-vindos.

  • Marrom ou avermelhados: é o mais democrático para escolher o sapato. Pode-se optar pela cor preta, marrom em todos os tons, castanho, vinho e caramelo.

  • Bege e branco já comentamos nos casamentos informais, certo?

Dicas úteis

  1. Sapato do noivo e cinto sempre devem combinar, ou seja, da mesma cor.

  2. Escolha um sapato de qualidade e confortável para que possa curtir toda a festa sem incômodos. A JEF é especialista em sapatos masculinos para ocasiões especiais.

  3. Entre os sapatos sociais, o mais tradicional é o modelo Oxford. Na dúvida, opte por ele.

  4. Sapatos com brilho devem ser evitados durante o dia. Eles combinam melhor com casamentos noturnos e mais formais.

  5. Atenção para o solado. Lembre-se que você vai ficar de joelhos. Solado novo e preferencialmente de couro (sem etiqueta com preço, por favor…rs).

FORNECEDORES VIP NOIVAS

 

«

»