Com oito anos de experiência no mercado mais apaixonante e apaixonado, o de casamentos, a empresária Raquel de Campos, a frente da One Day Para Dois, é referência quando o assunto é identidade visual, branding, personalização e, em resumo, fazer a diferença naquele que é um dos processos mais inesquecíveis do início da vida a dois, o planejamento e execução das etapas sonhadas para o grande dia.
Publicitária por formação e apaixonada por eventos e cerimonial, ela conta que entrou nesse meio ao ir descobrindo através de experiências pessoas a sua grande vocação. “Fui da comissão de formatura, fiz estágio em assessoria de cerimonial de órgão público, em joalheria e assim resolvi, em 2014, montar a minha empresa. Tenho a publicidade muito forte dentro de mim e até mesmo na minha empresa, nos meus processos, tendo a criar tudo com planejamento criativo e focado em um conceito. Costumo falar que há uma campanha de publicidade por trás de tudo isso”.
Raquel, que oferece em Brasília serviços diferenciados, como identidade visual, branding, decoração, design e papelaria, entre outros, explica que “quanto mais você faz uma papelaria bonita, mais as pessoas vêem o empenho e carinho dedicados no casamento”. Essa, segundo ela, é a premissa que vai desenhar o estilo, identificação e tornar ainda mais especial o momento.
Para quem quer saber um pouco mais, Raquel esclarece que o branding e a identidade visual são diferentes, enquanto a identidade é mais estética, referencial, não tão criativa e parte de referências dos noivos, do que eles gostam, ideia do casamento, espaço e horário; o branding é capaz de transformar em uma experiência o seu casamento, é mais completo e complexo, traz em si um conceito, um elemento chave, e aí sim vai puxando os elementos da identidade visual, como fonte, paleta, tipografia, paleta de cores e monograma.
Para essa produção do branding, Raquel detalha que são necessárias respostas a um questionário e uma anamnese com os noivos, para entender como cada um idealiza e sonha. “O casamento sem uma identidade visual exclusiva e do zero, ele não tem uma personalidade. O casal é uma instituição enquanto família que está se formando e é interessante perceber elementos de cada um deles no branding, ter uma identificação das partes no processo e imprimir um pouco dos dois. A identidade visual, por si só, acaba sendo um pouco mais rasa”, explica Raquel, que detalha que “para o processo de construção preciso de uma reunião de conhecimento, preferencialmente presencial, e outra para apresentação ou realinhamento. Na identidade visual formalizamos as opções em um PDF e o intuito é sempre que os noivos saiam satisfeitos”.
Para quem tem o sonho de um casamento personalizado, o ideal é fechar esse serviço com bastante antecedência, como recomenda Raquel, uma vez que o processo de escolhas vai do início ao fim da organização, contemplando e agregando valor a outras etapas importantes, como escolha da decoração, paleta de cores, trajes dos noivos e muitas outras que exigem uma comunicação bem definida e unificada, uma vez que a identidade visual não está presente apenas na papelaria, mas em detalhes que, por exemplo, não são impressos, como pista de dança, estampa de bolo, entre outros.
“Me envolvi em papelaria como consequência de querer abraçar mais os braços criativos de um casamento, tenho a parte de decoração; a parte de consultoria de imagem, que envolve make acessórios vestido, noivo também com a colorimetria e consultoria do terno; e buscamos conduzir da melhor forma para que os noivos se vejam e sejam autênticos”, detalha Raquel.
A empresária destaca que a sua empresa nasceu, inclusive, de uma percepção de mercado e déficit de um atendimento com esse diferencial. “Vi que o mercado tinha necessidade de alguém que entendesse melhor os noivos e os prazos não tão enrolados, uma vez que, como assessora, sofro com isso inclusive na parte gráfica, então, estudando uma dor do cliente e vendo uma oportunidade nasceu a One Day”. Especialista no assunto e com muitos casamentos no portfólio, Raquel tem uma dica para os casais que estão nessa jornada: “se não for possível fazer o serviço completo, com o branding, foquem em um belo site, bom convite e um monograma interessante com a paleta certa para horário e local, uma vez que essas são a porta de entrada de um casamento, que sinalizam ao convidado o estilo e personalidade da festa”.
Serviço
One Day Para Dois
deixe seu feedback