TOP

Cenário dos sonhos: o surpreendente e sustentável Villa Giardini

Unir a realização de um sonho com uma prática sustentável é sim possível e uma realidade experienciada em Brasília, graças à dedicação dos fundadores do EcoParque Villa Giardini, Dhyana Giardini e seus filhos, o arquiteto Cauê Giardini, e a chef Ana Terra Giardini. Filha e netos do grande paisagista Roberto Nehring são os responsáveis pela empresa, uma das poucas do segmento nacional dedicadas à sustentabilidade e proteção ambiental.

Com um grande e incomparável jardim como tema central da proposta e dedicado à preservação e proteção do espaço natural, o completo abrange uma área de 36 mil metros quadrados de parque em meio à mata de cerrado nativo, que foi mantida e preservada em 65% do terreno. Além disso, incorpora plantas nativas e de outras regiões no paisagismo local, detendo um grande acervo botânico e oferecendo à cidade um espaço em que arquitetura e paisagem se fundem e criam um cenário único. Integrando o leque de possibilidades, o grupo conta ainda com espaço para eventos, com uma série de atividades que buscam a preservação ambiental e um estilo de empresa sustentável e autossuficiente, como o Projeto Casando com a Natureza, Árvore de Família, Sementes da Villa, Villa Preservada. Vamos conhecer mais sobre cada uma deles?

Casando com a Natureza

Um dos sucessos do grupo, o projeto Casando com a Natureza viabiliza a realização de cerimônias e recepções de casamentos privados com maior contato do público com o espaço natural, ao propor que convidados e anfitriões usufruam de espaços dos jardins. Entre os muitos bônus da proposta, uma irresistível vista para o lago Paranoá e a cidade de Brasília e, entre as iniciativas sustentáveis que fazem parte da atividade, temos a reciclagem de resíduos orgânicos, desde a parte floral, que após o evento é totalmente revertida em composto orgânico, até os resíduos da cozinha, que são destinados à reciclagem; além do uso de papeis reciclados e de reflorestamento em sua papelaria e sanitários; utilização de produtos de limpeza naturais e não agressivos ao meio ambiente; reciclagem de águas servidas nas dependências sanitárias, reutilizando águas servidas na irrigação paisagística após o devido tratamento; eficiência enérgica, em um projeto arquitetônico que valoriza a ventilação natural; economia de energia a partir de geração de eletricidade solar; e a priorização do mercado local, tanto na produção de flores, como outros insumos produzidos na região rural do Lago Norte, incentivando a economia e os pequenos produtores de flores e plantas do DF.

Árvore de Família

O projeto Árvore de Família é mais uma oportunidade de compartilhar a vivência, por meio de um convite aos casais para iniciar uma família através de uma experiência única e significativa. Nessa proposta os casais plantam a sua própria árvore nos jardins da Villa, simbolizando a união que será selada neste local e contribuindo para um futuro em harmonia com a natureza. As cerimônias de plantio das Árvores de Família ocorrem semestralmente e nelas os casais podem escolher a sua árvore a partir de uma lista prevista pelo setor de paisagismo do parque. Um juramento é recitado pelo casal frente à arvore, e a muda é identificada com uma plaqueta da espécie, nome do casal, data do plantio e data do casamento. Dhyana Giardini destaca que “ao plantar uma árvore os casais, estão plantando o futuro, sabendo que à sombra de cada uma, os seus filhos contarão a sua história aos seus netos, compartilhando responsabilidade socioambiental e semeando um futuro melhor.”

Sementes da Villa – Vivências Eco pedagógicas

O Projeto Sementes da Villa – Vivências Eco pedagógicas – é um programa de contato com a natureza que oferece atividades educativas e lúdicas para crianças com roteiro que inclui trilha no Cerrado, dinâmicas com a natureza, jogos cooperativos e oficinas sustentáveis. A ação é desenvolvida de segunda à sexta e voltada também para escolas e centros de ensino, através de programações específicas preparadas para cada faixa etária. É a oportunidade para que crianças vivenciem práticas de sustentabilidade, que podem ser aplicadas no seu dia a dia, em casa ou na escola.

Projeto Villa Preservada

Portas abertas também para que o grande público tenha acesso à uma experiência voltada para o compartilhamento de conhecimento, servindo de suporte para o desenvolvimento de técnicas sustentáveis na arquitetura e preservação ambiental. No projeto, o parque cede espaço para estudo e investigações que agregam novos conhecimentos às atividades desenvolvidas no complexo, além de um roteiro especial de visitação guiada nessa área. Na ocasião, os visitantes têm acesso às diversas técnicas construtivas da arquitetura sustentável que são exploradas no parque, como o tijolo de adobe feito no próprio Ecoparque, tinta ecológica fabricada com as terras e pigmentos naturais da região, captação e aproveitamento da água da chuva para a irrigação dos jardins, o reuso de águas cinzas utilizadas nas instalações do parque, e a racionalização energética, com um campo solar gerador de eletricidade solar.

Os visitantes também conferem de perto as diversas práticas ecológicas educativas, como a horta que provê alimento orgânico para as famílias colaboradoras, viveiro de mudas, jardim de ervas aromáticas, orquidário, cultivo de abelhas nativas, sistema de reciclagem e compostagem de resíduos orgânicos e o enriquecimento da flora por meio do plantio de novas árvores, produção de gêneros agrícolas orgânicos, plantas ornamentais, e  produção própria de flores, ações voltadas para que o parque possa se tornar autossuficiente em demandas internas, constituindo um ciclo de vida saudável e autossuficiente para várias demandas do complexo.

Lavandário

O mais recente projeto da Villa é o lavandário, sendo a primeira plantação em larga escala de lavanda em todo centro-oeste, constituído por mais de 1.500 pés de Lavandula Dentata. O campo além de fornecer flores de lavandas frescas à floricultura do grupo Giardini, é um cenário irresistível para fotografias com uma vista cinematográfica para o lago Paranoá.

Para quem ficou, além de curioso, encantado, vale lembrar que o espaço para eventos do Villa Giardini pode ser locado para eventos sociais e recepções de casamentos privados ao longo de todo ano em Brasília, e que o complexo abre suas portas também ao grande público de segunda à sexta-feira, sob o formato de ensaios fotográficos, chás da tarde no jardim e visitação guiada em roteiros educacionais privados.

Serviço:

Ecoparque Villa Giardini

SMLN MI 13, Núcleo Rural Córrego do Tamanduá chácara 261A Brasília – DF

(61) 3548-5535│99182-4771

«

»

deixe seu feedback

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *