TOP

Casamento intimista e tradicional norueguês: Monica + Håkon

Depois de uma cerimônia inesquecível à beira lago em Brasília — já registrado aqui no VIP Noivas, o amor internacional de Monica e Håkon ganhou um novo cenário para novamente declararem seu amor um pelo outro. O relacionamento se iniciou há quase dez anos, quando os dois moravam na capital da Noruega e aos poucos começaram a frequentar os mesmos espaços e deixaram um novo sentimento fluir. Após sete anos juntos, o casal decidiu que era chegada hora de um novo passo, por isso, em maio de 2022, Håkon reservou uma mesa em um restaurante com a linda vista de Oslo e com a presença da mãe de Monica e seu padrasto, ele fez o pedido, visivelmente nervoso, sob os registros de um amigo fotógrafo.

Para o novo momento de celebração, o casal precisou de um 15 meses para a organização, um casamento simples e intimista para 80 convidados aos moldes europeus. Monica e Håkon contaram também com a ajuda de um mestre de cerimônias, um amigo próximo que além de coordenar os discursos, também auxiliou em toda a logística da festa, indicando como tudo seria para os convidados presentes. Familiares e amigos foram responsáveis por boa parte da organização, incluindo a decoração e a preparação dos bolos, uma tradição local. Ao todo foram 14 bolos ganhos — tradição local em que os noivos são presenteados por inúmeros conhecidos.

A cerimônia aconteceu na principal igreja da cidade de Ålesund, a mesma onde os pais e avós dos noivos também se casaram, trazendo mais mais significado ao grande dia. A festa, então, aconteceu no salão da maçonaria da cidade, um local de muitos significados para a família de Håkon, já que alguns deles são membros. A proximidade do salão com a igreja, apenas 50 a 100 metros de distância, facilitou a logística do evento. Pensando em seus convidados, os noivos faziam questão de que os discursos fossem compreendidos por todos, por isso, contaram com tradução impressa de todas as falas e também dos menus da celebração.

Monica e Håkon decoraram todo o ambiente de festa com a ajuda de familiares e amigos. “Fomos na floricultura da cidade, compramos flores brancas e folhagens, que utilizamos principalmente na entrada do salão e nas mesas do buffet e bolo. Já onde jantamos, colocamos castiçais de prata para um jantar à luz de velas”, conta a noiva.

Após já ter vivido a experiência de subir ao altar com um modelo repleto de detalhes e tomara que caia, Monica dessa vez, teve como inspiração o vestido usado por Meghan Markle, liso e de mangas longas. A busca teve início em lojas locais norueguesas, mas devido à necessidade de muitos ajustes, ela optou por procurar modelos em uma loja online de vestidos second hand, onde a brasileira encontrou o mesmo modelo desejado. “O vestido era de uma moça que iria se casar no dia 20 de março de 2020, mas nunca teve a chance usá-lo, pois teve que adiar o casamento por conta da pandemia e logo engravidou, no pós-parto ela optou por um novo modelo e por isso, colocou este à venda. Comprei o vestido mais em conta, que serviu como uma luva e novo”.

Håkon, por sua vez, escolheu um modelo atemporal e minimalista, optando por um terno azul marinho de uma marca sueca. O mesmo usado na primeira cerimônia, no Brasil. Para a troca de alianças, as joias são lembrete da importância da família e foram feitas a partir do ouro derretido de algumas peças de mãe de Monica, o que as fez ganhar significado ainda mais especial.

As músicas da cerimônia foram escolhidas pelo padre jovem e pela cantora e ex-participante do programa “Ídolos” noruegues, contratada de surpresa por Håkon, que emocionou a todos com as canções “Vår Beste Dag” e “Your Song”, também escolhidas pelo noivo, emocionado a todos O buffet variado atendeu às diversas nacionalidades presentes, com destaque para o tradicional bacalhau norueguês.

Seguindo as tradições norueguesas, os convidados do grande dia receberam em suas casas um envelope branco, clássico e selado com o sticker do brasão do casal e uma foto com as informações da celebração que aconteceu em um dia limpo e ensolarado — incomum para a região de Ålesund.

Com a experiência da organização de dois casamentos, recomendam que os futuros noivos aproveitem cada momento, já que passa muito rápido. Para casamentos fora da Noruega, onde a cultura de ajuda mútua não é tão forte, sugerem investir em um cerimonialista para garantir que tudo saia conforme o planejado.

Encantados com o trabalho do fotógrafo brasiliense Natã Kesller, o casal não hesitou em levá-lo para registrar seu casamento na Noruega. Após serem clicados por ele em Brasília, o casal se apaixonou pela sensibilidade e precisão de Natã, cuja abordagem combina cliques elegantes e atemporais. Confiando plenamente em seu talento para capturar a essência dos momentos mais importantes, Monika e Hakon decidiram que ele seria a pessoa ideal para eternizar também os momentos especiais na Europa.

FORNECEDORES VIP NOIVAS

Local da festa: Salão de festas da maçonaria de Ålesund | Vestido da Noiva: Pronovias | Jóias da Noiva e Alianças: Di joalheiros | Sapato da Noiva: DaNiel Valadares | Traje do noivo: Oscar Jacobsen | Sapato do Noivo: Ecco | Cabelo: Frisorbrasil | Música cerimônia: Órgão da igreja e Stine Hole Ulla | Buffet: Nordbruk | Bolo: Sukker På Toppen |Papelaria: Vista Print

 

«

»

deixe seu feedback

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *