TOP

Alianças: ouro branco, amarelo ou rosé?

A partir do século IX, a igreja católica adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. Hoje, a aliança de casamento simboliza principalmente uma promessa de um amor eterno, devoção e lealdade. Seria, então, os votos de casamento ditos em forma de matéria e objeto.

As alianças acompanham os noivos para o resto da vida como símbolo de amor e união. Tradicionalmente feitas em ouro, é mais comum vermos casais usando a joia na cor amarela, mas é possível oferecer metal em outros tons, como o branco e o rosé.

Como isso é possível e qual a diferença entre essas cores? Batemos um papo com a Giselda Farias, à frente da Linea Golden, que nos deu uma verdadeira aula para ajudar na escolha.

Ao contrário do que você possa pensar, o ouro não possui cores diferentes, ele é naturalmente amarelo. O que dá colorações diferentes aos produtos elaborados com ele são as ligas metálicas, que nada mais são do que a fusão entre o ouro puro e elementos químicos em diferentes proporções. Nesse sentido, podem ser compostas de cobre, prata, platina, alumínio, cobalto, cádmio ou paládio.

Além de criar tonalidades diferentes, elas também servem para dar mais resistência ao material, pois o ouro puro é extremamente sensível, podendo ser amassado ou riscado com facilidade.

É importante frisar que, mesmo com essa mistura, o metal não perde sua pureza devido às suas propriedades químicas: é resistente à corrosão por sais e ácidos, não sofrendo oxidação.

Ouro amarelo:

Quando se trata de aliança de casamento, o ouro amarelo é preferência nacional. Mas também é muito usado em colares, pulseiras e brincos.
A liga metálica do ouro amarelo é composta por 75% de ouro e 25% de prata.

Sua durabilidade é eterna e, para manter suas peças limpas e brilhosas, recomendamos o polimento de 1 a 2 vezes por ano.

Ouro Rosé:

Esse é o predileto dos casais mais românticos. O ouro rosé traz ainda mais delicadeza à joia.

Sua liga metálica possui 75% de ouro puro, 23,25% de cobre e 1,75% de prata, e a durabilidade também é a mesma do ouro amarelo.

Ouro Branco:

Ouro Branco é diferenciado, com seu tom que parece prata, mas possui o glamour e o luxo de uma joia de ouro. Sua tonalidade peculiar somada a pedras preciosas, como esmeralda, rubi, pérolas, zircônias e, o favorito, diamante, tornam a joia reluzente e com um toque de sofisticação indescritível.

Seus componentes são 75% de ouro puro e 25% de paládio. Durabilidade eterna e manutenção indicada 1 vez por ano, para renovar o ródio que é utilizado em peças feitas em ouro branco.

 

Leia mais: Editorial Somos Nó(s)

Já segue a gente no Instagram?

«

»

deixe seu feedback

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *