TOP

Embalando um momento inesquecível: as músicas para uma celebração católica

Escolher o repertório pode ser um delicioso momento na organização do casamento

Quem está na organização do seu grande dia inevitavelmente vai encarar uma escolha que faz toda a diferença em uma celebração: as músicas. O repertório musical tem um toque de desafio que pode ser encarado com leveza e personalidade, afinal, são essas escolhas que vão contar, em versos e melodia, um pouco mais da história do casal para todos que juntos celebram a união.

Especialista no assunto e com mais de 2 mil casamentos em seu portfólio, Phillipe Morais, diretor da Som que Toca, empresa especialista em Soluções em áudio, vídeo, iluminação e músicos, para eventos sociais e corporativos, destaca que já tem algumas cartas na manga para direcionar os casais apaixonados, mas ainda um pouco perdidos nessa empreitada. Phillipe destaca que a primeira consideração é que casamentos católicos, realizados em Igrejas, pedem necessariamente um repertório sacro ou clássico. Algumas exceções são concedidas? Sim. O que torna ideal uma conversa prévia com o celebrante para aprovação das músicas escolhidas.

Entrada do noivo, pais e padrinhos

Dividindo a cerimônia por momentos em sua ordem de acontecimentos, Phillipe explica que para o noivo e pais a escolha é única, sendo uma canção para essas entradas e o ideal é escolher alguma música que retrata a personalidade do noivo, anfitrião da noite. Em seguida temos a entrada dos padrinhos, que deve ser feita com músicas que enaltecem a amizade. A dica dessa etapa é que a canção escolhida deve considerar o tamanho do cortejo. Muitos padrinhos? Música que conte uma história maior.

Damas e Pajens

Em seguida temos a entrada das damas e pajens, cuja canção escolhida deve considerar a idade dessas pequenas estrelas. “Se for uma criança muito pequena, temos opções como ursinho pimpão, a bela e a fera, entre outras, já para sendo crianças maiores pode-se apostar em frozen. A Disney é sempre presente nessa etapa”, destaca Phillipe.

Entrada da Noiva

Agora a trilha mais esperada: a entrada da noiva. Segundo o diretor da Som que Toca, hoje em dia a Marcha Nupcial é escolhida apenas para anunciar a noiva e, em seguida, temos uma canção para a caminhada até o altar. Entre as mais pedidas temos Ave Maria Gounod. A entrada anunciada com clarins, aliás, é uma dica que, garante Phillipe, “vai fazer o noivo tremer”.Seguindo a ordem do protocolo, logo após a entrada da noiva, temos o Salmo e Aclamação. Esses são dois momentos em que se faz necessário ter um cantor. “São dois momentos do rito sacramental e o padre já está contando com eles, esperando esses dois relevantes momentos. Mesmo que a cerimônia seja apenas instrumental, essas são canções cantadas. Entre as músicas mais recomendadas para o momento temos o salmo 135 e ainda Senhor, eu sei que tu me sondas, em evidência”, destaca. Seguindo, temos a entrada das alianças, que pode ser preenchida com peças clássicas ou mais românticas, a depender da escolha dos noivos. Assim como na comunhão dos noivos, outro momento que pede uma canção especial e bem católica, como “Sacramento da Comunhão” e/ou “Como és lindo”.

Momentos que também são mais que especiais

Se o casal optar pela entrada de uma imagem, pode-se escolher algo que tenha a ver com a peça escolhida. Em seguida temos as assinaturas, momento que pede canções mais suaves para anunciar o término próximo da celebração. O mesmo vale para o momento de cumprimentos e fotos, que pede uma música no clima de encerramento e alegria. Para finalizar, a saída dos noivos, momento que merece, claro, uma comemoração com música animada e alto astral, anunciando o clima da festa que vem a seguir.

 

Serviço

Som Que Toca

(61) 99812-4666

«

»

deixe seu feedback

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *