TOP

Como escolher as músicas da cerimônia de casamento

As músicas escolhidas para a cerimônia dão o tom da celebração e, por isso, merecem uma atenção especial! As opções são variadas e vão depender do gosto dos noivos, do local do casamento, horário, entre outros fatores. Para esclarecer algumas dessas questões, separamos algumas sugestões para cada momento da cerimônia.

 

Quais são as músicas mais pedidas para a cerimônia de casamento?

Algumas músicas são bem tradicionais em cerimônias, como por exemplo a Marcha Nupcial de Mendelssohn, a Ave Maria de Gounod em casamentos católicos, as clássicas Nona Sinfonia de BeethovenHorn Pipe de Haendel, e as mais populares como All I Ask Of You (Fantasma da Ópera), Perhaps Love, Temas da Disney para entradas das damas e pajens como A Bela e a Fera, Rei Leão, e músicas modernas com arranjos orquestrais como Viva La Vida do Coldplay.

Como escolher a música para cada momento da cerimônia?

O primeiro passo é enumerar os momentos da cerimônia que serão necessárias as músicas. Alguns momentos por si só já sugerem a música, como por exemplo, a Benção: usa-se geralmente uma música religiosa para esse momento e de acordo com a religião do casal.

Se seu casamento é na igreja, verifique as normas da mesma e a quantidade de entradas e músicas permitidas para a cerimônia; Se seu casamento é na fazenda, praia ou espaço, você tem mais liberdade para escolher as músicas e fazer as entradas.

Apenas lembre que quanto mais entradas você colocar, mais tempo vai durar a cerimônia: um casamento com 8 músicas dura em média 1 hora, um casamento com 12 músicas vai durar cerca de 1 hora e meia, tempo muito longo para convidados e, principalmente, para as crianças. Use o bom senso. Caso não consiga usar todas as músicas que gostaria na cerimônia, peça ao coral que toque algumas na sala de espera ou que o DJ ou banda toque na festa.

Algumas sugestões:

– Para a entrada dos padrinhos ou noivo: você pode optar por uma música instrumental, um tema de filme cantado, sempre levando em consideração que essa é a primeira música do casamento e que de modo algum deve sobressair a entrada seguinte – a da noiva.

– Entrada da noiva: pede uma música mais forte, mais marcante. Geralmente usa-se a Marcha Nupcial antecedida de Clarinada ou Campanas. Caso a noiva queira uma música suave, deverá encontrar um equilíbrio com a música anterior.

– Entrada de pajens, daminhas e Floristas: temas clássicos suaves e temas de filmes infantis, com solos de instrumentos como violino ou flauta.

– Benção: uma música sacra, que faça parte do contexto desse momento. Em casamentos católicos a Ave Maria é obrigatória, em casamentos evangélicos, sugiro o Pai Nosso.

– Cumprimentos: Esse é um momento mais livre, onde aquela música romântica que fez parte do namoro pode entrar. Há temas tradicionais que hoje já fazem parte dos casamentos e que são muito elegantes. Atenção para a letra das músicas, muitas vezes a melodia é muito bonita mas o texto fala de sofrimento, separação etc.

– Saída: momento onde uma música mais animada pode ser usada na cerimônia de seu casamento.

como-escolher-cerimonia-musica-casamento-coral-del-chiaro-02

Em que momento dos preparativos devo pensar nas músicas da cerimônia?

Procure fazer a seleção das músicas da cerimônia com uma certa antecedência ao casamento, cerca de 3 meses antes, para que os músicos possam preparar os arranjos e ensaiar se for o caso de uma música inédita. Escolha mais de uma música para cada momento e faça um exercício de mentalização do local, das pessoas e da música que escolheu.

O que devo levar em conta na hora de escolher as músicas?

1. Se o local da cerimônia ou se o celebrante tem restrição quanto ao repertório;
2. O tipo de celebração: se é religiosa ou somente civil
3. O horário: se é diurna (músicas mais suaves) ou noturna (músicas mais solenes)

Como é feita a escolha dos instrumentos?

De acordo com o repertório e o gosto musical do casal o Maestro pode avaliar quais instrumentos são mais adequados para a execução. Se o casal gosta de um som mais suave, o uso de cordas é mais indicado. Se gosta de um som mais imponente, o uso de metais dará o efeito desejado.

É necessário contratar a orquestra e o coral ou pode-se escolher um ou outro?

Há uma procura maior por casamentos com coral e orquestra, mas nada impede os noivos de contratarem somente a orquestra ou uma orquestra com solistas. Depende muito do gosto musical do casal.

Existe algum tipo de música que não é aconselhado de jeito nenhum?

Hinos de time de futebol, músicas que não têm letras adequadas e que falam de separação, sofrimento por amor e etc, pois não condizem com o contexto de uma celebração de um matrimônio e podem transformar o momento que é tão magico e sublime em uma lembrança estranha para os envolvidos, com convidados dispersos e desconectados.

«

»