Viver em apartamento, principalmente em grandes metrópoles, tem suas vantagens e desvantagens. Segurança e comodidade são alguns dos pontos positivos, enquanto a falta de área externa costuma ser o maior dos contratempos. Afinal, ter um espaço ao ar livre muda completamente a rotina de um lar ao favorecer uma sintonia maior com a natureza, algo raro em grandes centros urbanos. Sem contar que a sensação de bem-estar que um cantinho do lado de fora oferece não tem preço!
Mas então, o que fazer quando optamos por morar em prédio? A solução é mais simples do que parece, viu: tire proveito da sua varanda transformando-a em um verdadeiro quintal nas alturas. Pequenas ou espaçosas, as varandas são ambientes propícios para reuniões descontraídas e muito relaxamento, assim como os jardins e quintais das casas. O truque para criar esse clima agradável ao ar livre está na maneira como o espaço é aproveitado! Olha só:
Verde, verde e mais verde!
O primeiro passo para deixar a sua sacada com cara de quintal é abrir um espacinho nela para o cultivo de plantas. Além de ser uma tendência, ter uma pequena floresta particular confere à decoração um grau extra de aconchego e vida. Sua varanda tem a metragem muito enxuta para comportar vasos no chão? Não tem problema! Aproveite as paredes e invista em um jardim vertical. As hortinhas de temperos também são muito bem-vindas!
Lounge para relaxar
Quintais são ambientes relaxantes por essência. Por isso, vale a pena encontrar uma maneira de criar um cantinho na varanda para se esparramar depois de um longo e cansativo dia. Se espaço não for problema, crie um pequeno estar com móveis próprios para área externa. Já as redes e cadeiras de balanço são soluções perfeitas para as varandas menores.
Receber com charme e despojamento
A área externa de uma casa costuma ser o lugar dedicado às reuniões e festas com os amigos. Porque não fazer o mesmo com o seu quintal-varanda? Ambientes maiores podem comportar superbem uma cozinha gourmet completa, com churrasqueira e mesa de jantar, enquanto as mini varandas abrigam tranquilamente um cantinho para o bar!
Integrar para conviver
Intensifique a distinção entre dentro e fora ao criar grandes aberturas e possibilitar uma maior integração entre a sala e a varanda. Não precisa integrá-las completamente, mas prefira portas que se abram por completo. Além das portas de correr com mais folhas, as pivotantes e balcão são boas opções – só não se esqueça de checar as regras do prédio antes de fazer qualquer alteração!!
Iluminação que encanta
Para finalizar o décor com jeito de quintal da sua varanda, instale alguns cordões de luz no teto. Além de práticos e superatuais, eles darão ao espaço – e ao seu receber ao ar livre – o clima de festa no jardim. Um charme!