No turbilhão da vida, há momentos que nos encontram exatamente quando mais precisamos. Para a celebrante de casamentos Janay Leandro, foi na escuta atenta que encontrou a cura em meio à dor da perda de seu marido. Em suas palavras, “a vida acontece no simples, no agora, nos pequenos detalhes”. Essa percepção ela conseguiu ao ouvir histórias de amores reais que se assemelhavam à sua própria vida, e foi a partir de então que pôde, por meio do entendimento profundo do amor real, de histórias que se entrelaçam e de lições de resiliência, moldar cada cerimônia que conduz.
A celebração de Janay não se resume apenas a casamentos, mas sim a vidas. Por meio de sua experiência com a morte precoce de seu grande amor, ela consegue tocar a história de cada casal com maior visceralidade. Ela faz questão de, por meio de suas palavras, demonstrar que o tempo é implacável e que brigas por pequenos desentendimentos não valem a pena. Por isso, destaca a importância de encontrar e celebrar o amor nas pequenas coisas: o amor real e não apenas aquele idealizado.
Dona de uma sensibilidade única, a celebrante sempre pede que o casal se abra e conte toda a sua história juntos. A partir daí, ela capta palavras, silêncios e gestos que a ajudam na criação da narrativa. “Olho através da janela dos olhares do casal e de pessoas próximas e me permito sentir. A vida fala com a gente e nos mostra o caminho e a direção”, conta ela sobre seu processo de criação.
Janay conta que a poesia e as rimas surgiram de forma natural, um amor antigo pelas palavras que nem sempre instigam os melhores sentimentos, mas que de alguma forma fazem brotar algo no coração de quem se abre a isso. A poesia da celebrante reside na resiliência e na capacidade de renascer após momentos ruins, “como uma semente que se rompe na terra úmida para florescer”, explica.
Sempre presente nas cerimônias, a religião é abraçada por Janay de forma universal, exaltando os ensinamentos de Cristo, como o amor verdadeiro, respeitando as crenças de cada casal e transcendendo fronteiras. Cada cerimônia é um convite único para uma jornada de pesquisa e entendimento. A celebrante destaca casamentos entre noivos de diferentes nacionalidades e regiões do nosso país que a fizeram mergulhar em raízes culturais diferentes para capturar exatamente quem são aquelas pessoas e no que elas acreditam.
São muitas as histórias já contadas por ela, muitas marcantes e até mesmo diferentes, como a inesquecível cerimônia que celebrou nas alturas, em um passeio de balão, enquanto sobrevoavam regiões belíssimas como a Chapada e Pirenópolis. Janay também já viu suas palavras ressoarem em inúmeros locais, como nas águas geladas de uma cachoeira, ao pé do Morro da Baleia, debaixo de uma árvore no Parque da Cidade, com os pés descalços em um sítio e em diversos salões de festa, espalhando amor por todos os cantos.
“Permitam-se sentir, chorar, sorrir, dançar e tocar a vida”, aconselha aos futuros noivos. É por isso que, através de sua arte de celebrar, Janay continua a ser não apenas uma celebrante, mas uma guardiã de histórias de amor que ecoam para sempre nos corações daqueles que ela une.
SERVIÇOS
Janay Leandro
Instagram: @janaycelebra
Clique aqui e fale com a Janay
deixe seu feedback