TOP

Quem devo convidar do meu trabalho para o casamento?

Fazer a lista de convidados do casamento é uma das primeiras tarefas e talvez uma das mais difíceis. Afinal, essa é a hora de definir o tamanho da celebração e o limite de orçamento para contratar os serviços da festa, sem contar com a necessidade de alinhar as expectativas das inúmeras pessoas que os noivos conhecem.

Agora, se já é difícil montar a lista de convidados, imagina diminui-la. Infelizmente, nem sempre é possível convidar todos aqueles que os noivos convivem (até mesmo aqueles de convívio diário, como os colegas de trabalho). Na hora que a lista esbarrar nesses candidatos, vem a dúvida: Será mesmo que eu preciso convidá-los? Pensando em ajudar de uma vez por todas a resolver esse dilema, batemos um papo com Carla Rogado, produtora de eventos e cerimonialista há mais de 15 anos e que possui uma linda e longa caminhada fazendo produções de Feiras, Convenções, Teatro e Shows para o Governo Federal e reconhecida no mercado de eventos por eternizar o sonho dos casais na produção e criação do evento.

Olhe só as dicas que ela compartilhou com a gente:

Como posso dizer para os colegas de trabalho que eles não serão convidados para o casamento?

CR: Celebrações como casamentos requerem muito cuidado e atenção na hora de planejar a lista de convidados, devendo, dessa forma, focar em pessoas que fazem parte da história do casal, como melhores amigos, amigos de infância que ainda tenham um relacionamento e familiares mais próximos, otimizando assim a lista de convidados.

Colegas de trabalho são pessoas especiais também, porém, na grande maioria, convivem apenas com um dos dois.

Minha dica para que eles não fiquem chateados ao não receber o convite de casamento é, de forma carinhosa, fazer uma carta nominal informando que são especiais, e que a lista de convidados irá contemplar os mais próximos, como familiares e amigos do casal. Outra dica para compor essa carta é fazer uma caixinha de bem-casados para demonstrar o carinho com o qual você tem por ele(a), realizando uma lembrança da data mais especial de sua vida.

Foto: Tulio Coutto

Não conheço o namorado(a)/marido(esposa) do meu colega de trabalho, preciso convidar?

CR: Indispensável que o convite seja para o casal, independente se você conhece ou não o cônjuge/companheiro do seu(a) amigo(a). Não podemos ser deselegantes e não o convidar. Afinal de contas, devemos pensar: “Se meu marido (esposa) recebesse um convite só para ele ir, eu iria gostar?” Seria estranho, não é?  Onde cabe apenas um dos cônjuges, não cabe nenhum.

Minha dica: Se essa for uma das barreiras ao convidar determinada pessoas, avalie se a presença dela nesse evento é realmente indispensável. Se for, convide o casal, se não for, siga a dica de enviar a cartinha.

É de bom tom convidar os chefes? Se sim, até que nível hierárquico devo convidar?

CR: O convite deve ser direcionado para o diretor(a)/presidente(a) e esposo(a) que irá representar todas as demais chefias. No entanto, é recomendável que o convite seja direcionado também à chefia imediata, pois, nesse caso, há um relacionamento mais direto e diário.

Convidei meu(minha) chefe, ele(a) adorou e perguntou se poderia levar os filhos. Se a lista está no limite, o que devo fazer?

CR: Infelizmente, se chegou nessa situação, o mais elegante é você acatar e perguntar os nomes e idades dos filhos e acrescentar à lista. Para evitar essa situação, o ideal é que o convite individual vá junto ao convite principal, e, ao entregá-los, informe que fará um casamento para poucas pessoas, mas que você faz questão da presença dele(a) juntamente com seu esposo(a). Dessa forma, você já fecha o ciclo da possível pergunta e deixa claro que o casamento será com lista reduzida.

Na minha equipe direta de trabalho só gostaria de convidar uma ou duas pessoas, tudo bem? Preciso pedir sigilo e discrição?

CR: Tudo bem! Devemos sempre lembrar que a celebração de um casamento se trata de um evento intimista. Sendo assim, a lista de convidados deve ser feita de forma afetiva, levando em consideração que as pessoas que estarão presentes farão parte de seus registros fotográficos, registradas, portanto, de forma integral à vida do casal.

O Sigilo nunca será uma saída. Se você tratar com naturalidade a lista de convidados, seus colegas de trabalho também agirão de forma natural, até mesmo porque certamente eles terão acesso às fotos do casamento; aí sim, seria um constrangimento para você, por ter agido de forma “misteriosa/sigilosa”.

Convidei todo mundo do trabalho, mas entrou um funcionário novo e já tinha fechado a lista. Preciso convidar?

CR: Devemos lembrar que um casamento, diferentemente de uma festa comum, é um evento para pessoas conhecidas, pois elas irão ser testemunhas do grande dia de um casal. Dessa forma, uma peneira para celebrar esse dia é mais que comum. Acredito que esse novo colega de trabalho não ficará chateado, uma vez que ele passou a integrar seu ciclo há poucos dias e provavelmente nem o seu nome sabe direito.

«

»

1 COMMENT

  • Karina

    Eu ameeeei essas dicas da lista de convidados! Foi extremamente útil pra mim!! Ajudou bastante!

deixe seu feedback

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *