Os vestidos de noiva minimalistas têm conquistado cada vez mais espaço no universo das noivas modernas. Para entender melhor essa tendência, conversamos com Kadu Fonseca, um estilista apaixonado pela moda e conhecido por sua habilidade em transformar sonhos em realidade com suas criações elegantes e atemporais.
Carlos Eduardo Fonseca, é reconhecido como Kadu desde a infância e hoje está a frente de um ateliê de moda referência na capital do país. Filho de costureira, sempre esteve rodeado pelo mundo da costura. “Minha mãe, enfermeira, desempenhava o ofício de costureira para complementar a renda. Com isso, vivenciei o que era materializar um sonho e desde então sabia o que de fato queria ser”, conta.
Formado em Relações Internacionais, Kadu deixou a preparação para a carreira diplomática em 2007 para seguir sua verdadeira paixão: a moda. “Em maio de 2007 decidi abrir meu primeiro ateliê de costura. Acreditei que eu era capaz e hoje vivo um sonho de ter meu negócio na moda, viver da moda e poder realizar o sonho de muita gente”. Hoje, após 17 anos como estilista, Kadu Fonseca é um dos principais nomes do ramo, sempre comprometido a oferecer o melhor a cada cliente que o procura. E hoje traz às leitoras VIP Noivas dicas sobre a tendência dos vestidos minimalistas.
– Como você descreveria um vestido de noiva minimalista?
Sempre me identifiquei com a moda minimalista, sendo esse o meu segmento no ramo de noivas. Ao contrário do que muitos pensam, o vestido de noiva minimalista não é nada simples, mas sim, um estilo de muita personalidade, aliado a um corte perfeito e matérias-primas de alta qualidade.
– Ao que você atribui a crescente popularidade dos vestidos de noiva minimalistas?
O estilo minimalista é tão atemporal quanto os tradicionais vestidos de renda. O fato dele estar em “alta” ou no “hype” — como é falado hoje em dia— se dá totalmente por um acaso. No entanto, quem se identifica com o estilo minimalista, pode optar por modelos assim com tranquilidade, já que daqui 30 ou 40 anos, ele continuará sendo atual e adequado à ocasião, sendo sempre o reflexo de uma boa escolha feita pela noiva.
– Quais são os elementos-chave que definem a elegância de um vestido de noiva minimalista?
Sem dúvidas, o domínio de um corte perfeito, seguido de uma confecção de alto padrão, além do uso de matérias-primas de alta qualidade. Além disso, sempre vislumbro a busca por materiais tecnológicos e de ótimas composições, tecidos de qualidade são a base de um vestido minimalista.
– Quais tendências atuais você destaca nos vestidos de noiva minimalistas?
Gosto da ousadia e da personalidade. Volumes, maxi-laços, maxi-flores e babados são tendências atuais que incorporo em minhas criações, sempre mantendo a essência minimalista.
– Existem noivas que inicialmente pensam em vestidos mais extravagantes, mas acabam optando por algo mais minimalista? O que geralmente leva a essa mudança?
Uma composição de vestido minimalista às vezes pode exigir mais trabalho que muitos realizados com rendas e pedrarias. São definições complexas e minuciosas de modelagens. A mudança de estilo geralmente acontece em respeito à personalidade de cada noiva. De fato quem veste um modelo minimalista não é pela escolha de momento, mas sim porque esse é o padrão de estilo. Após todos esses anos atuando nesse ramo, entendo que para a escolha do vestido de noiva, o mais importante é respeitar seu estilo e não apenas se adequar a uma tendência.
– Pode nos contar um pouco sobre o processo de criação de um vestido de noiva minimalista?
O processo é complexo, e de muito respeito e comprometimento com o sonho das pessoas. Cada vestido é único e demanda de atuações diferenciadas. Nenhum vestido é igual, logo o discernimento da atuação é dado diante do tempo que temos e grau de dificuldades de confecção. Amo o estilo minimalista e traz consigo desafios bons de viver e fazer acontecer.
– Que tipo de feedback você recebe das noivas que escolhem vestidos minimalistas?
A cada noiva casada é a sensação de um trabalho bem executado. Os feedbacks são incríveis graças a Deus, são sempre de muita gratidão e felicidades. Trabalho constantemente com noivas minimalistas e sou procurado principalmente por ser conhecido como um estilista do estilo. Praticamente 95% das minhas noivas são minimalistas. São muitas noivas especiais, lido com a ansiedade delas, com o peso da expectativa, mas, sou muito feliz porque Deus seleciona as melhores noivas pra mim. São grandes histórias e vivemos momentos muito especiais em todas as nossas rotinas de assessorias e provas no ateliê.
– Como você sugere que as noivas complementem um vestido de noiva minimalista em termos de acessórios, penteados e maquiagem?
O menos é mais. Não é porque o vestido é minimalista que vamos exagerar em outros aspectos. O estilo é forte e cheio de personalidade, assim, a escolha de complementos certos e adequados é de suma importância para um resultado final de sucesso. Essa é mais uma diferença de ter a assessoria de um estilista.
– Que conselhos você daria para uma noiva que está considerando um vestido minimalista para o seu casamento?
Respeitar seu estilo. Não é porque está em alta ou porque a conhecida usou que irá escolher para você. A definição por um estilo de vestido de noiva é muito pessoal e eu como estilista tenho que somar para entender e respeitar a personalidade de cada noiva.
– Quais são os erros comuns que as noivas devem evitar ao escolher um vestido de noiva minimalista?
É muito importante a escolha do ateliê para a confecção deste vestido. Muitos se propõem a executar a confecção desse padrão de vestido de noiva, mas poucos são competentes ao mesmo. Busque a qualidade e não somente preço.
SERVIÇO
Ateliê Kadú Fonseca
Instagram: @kadufonsecaatelie
Clique aqui e entre em contato
deixe seu feedback