Dividir, compartilhar e partilhar são verbos conjugados constantemente na vida de um casal. Vale para decisões, sonhos, desafios e, claro, ambientes. Hoje é dia de falar sobre um, especificamente o grande desafio de arquitetos e designers que encaram a tarefa de projetar para duas pessoas diferentes, preservar a identidade de cada um e proporcionar um espaço de descanso e convivência. Sim, o quarto de casal. Aquele cantinho que merece toda a atenção de quem vive uma vida a dois.
Rosana Kramer, arquiteta brasiliense, aponta o conforto com prioridade desse ambiente, cenário de momentos de descanso e amor. A profissional ensina que a iluminação e o planejamento de espaço, que inclui ergonomia e circulação, devem sempre estar em sintonia com a necessidade de cada cliente. Exemplo, se o hábito de leitura é uma realidade, o projeto luminotécnico deve contemplar essa ação e ainda preservar o parceiro, se ela não for mútua. Ou, se ambos têm gostos muito diferentes, apostar no neutro pode ser a saída para não gerar conflito entre o casal.
“Em primeiro lugar devemos conversar e entender o gosto do cliente e seu estilo de vida, considerando se gosta de muita ou pouca luz, tamanho preferencial de cama, cores e estampas que agradam ou desagradam”, enumera Rosana, que aponta o clean como aposta certa para não deixar o espaço over. “Cores básicas, uso de tecidos de qualidade na roupa de cama, uma marcenaria bem acabada e espelhos são itens sempre bem-vindos em um quarto de casal”, ensina.
TREND
E por falar em neutro, o cinza é a grande aposta para um quarto que contempla leveza, modernidade e beleza. E ter pouco espaço já não é desculpa para não conquistar um espaço que agregue todas essas qualidades. Clay Rodrigues, do escritório Debaixo do Bloco, por exemplo usou e abusou da atemporalidade em um inspirador Studio. O espaço com referências paulistanas é repleto de escolhas ímpares, como madeira, concreto, mobiliário de design e obras de arte, todas valorizadas por amplas e numerosas janelas. O controle de luminosidade é feito com o uso de cortinas Rolô motorizadas (Casa Decorações), o que possibilita um jogo cênico ousado e único em uma proposta que une arquitetura, design e memória.
CLASSIC
Para os fãs de design, a arquiteta Mariana Lombardi é inspiração com seu projeto desenvolvido para um casal maduro e sofisticado. Contemporâneo, o espaço exibe tons claros e materiais nobres em uma composição que mistura móveis grandes e de design atual da Lider Interiores. Também da tradicional grife e em destaque no espaço, o Sofá Dressy, de dimensões fartas e beleza indiscutível. Para complementar o mix de texturas, uma cabeceira que confere conforto e personalidade ao espaço.
LUXURY
Com referências mineiras, brasilienses e portuguesas, Denise Zuba apresenta um luxuoso quarto de casal, que surpreende e encanta, ao mesmo tempo em que cativa e envolve. O espaço, separado do restante da casa por imponentes portas pivotantes, que vão do chão ao teto, produzidas pelas Cinex Arch, evoca a essência do cerrado com imagens artísticas do fotógrafo brasiliense Bento Viana e ainda peças produzidas na região. A cama em posição central é cercada pelas demais escolhas da profissional para proporcionar um ambiente de descanso e que também possa abrigar com conforto seus usuários.
Escrito por Aline Monteiro