As cidades do sul da Espanha unem a tradição do flamenco e dos palácios suntuosos às paisagens paradisíacas das praias mediterrâneas. Saiba por que você não pode deixar de conhecer a região:
GRANADA
Granada foi o último reduto árabe na Península Ibérica. Os mouros capitularam em 1492 a Fernando de Aragão e Isabel de Castela, os reis católicos. Cinco séculos depois, Granada conserva muito da aura daquela época. No alto de uma colina repousa a Alhambra, o belo conjunto de edifícios que serviram de fortaleza militar e residência dos sultões. No centro de Granada, ruas labirínticas com lojas de artesanato revivem o mercado mouro da seda. A Catedral de la Encarnación, vigorosa obra renascentista, foi levantada ao lado do mercado para marcar a nova identidade cristã. Perto dali, uma estátua reproduz o momento em que Isabel de Castela autoriza Colombo a empreender a histórica travessia do Atlântico. Granada é mais que história. Nos calçadões comerciais e passeios à beira do rio, uma cidade moderna. No horizonte de montanhas nevadas, uma cidade de magnífica natureza.
PASSEIOS
Alhambra
Esta espetacular fortaleza árabe domina a paisagem da cidade de Granada. Seu nome em árabe significa “Castelo Vermelho”, apesar de suas muralhas mudarem de tonalidade conforme a hora do dia – dourada ao amanhecer e entardecer e prateada à luz das estrelas. Construída principalmente para fins militares, Alhambra foi fortaleza, palácio e cidadela ao longo de sua existência, que se iniciou no século IX. Foram os emires da dinastia Násrida que a utilizaram como residência e a reconstruíram para esse fim, em 1238. Ao longo dos séculos foram anexadas outras estruturas ao complexo. Durante os séculos XVIII e XIX, porém, Alhambra foi abandonada, tornando-se reduto de mendigos e criminosos refugiados, e durante a ocupação napoleônica na Espanha, parte de suas torres foi destruída devido a uma explosão. Hoje, tranquilos palácios com arcos pontiagudos ou suavemente arredondados, colunas ricas em detalhes, azulejos multicoloridos, escritos árabes em alto relevo, extensos espelhos d’água e jardins caprichosos compõem um dos mais espetaculares monumentos da Europa.
Catedral de La Encarnación
A catedral de Granada foi construída pelos reis católicos ao lado do mercado árabe – em uma área predominantemente muçulmana – para marcar a nova identidade cristã da região. A vigorosa igreja renascentista teve sua construção iniciada em 1523 e concluída apenas 200 anos mais tarde.
RESTAURANTES
Ruta del Veleta
A uma curta distância do centro de Granada, na antiga estrada de Sierra Nevada, o Restaurante Ruta del Veleta foi despretensiosamente fundado em 1976 pelos irmãos Pedraza. Suas especialidades são as receitas espanholas, preparadas com ingredientes da estação, muitos deles provenientes da horta da propriedade.
Mirador de Morayma
Em um terraço ao ar livre, ou na aconchegante sala com lareira, os clientes do Mirador de Morayma saboreiam receitas granadinas, onde estão presentes fortes isnfluências árabes.
Hospes Palacio de los Patos
O Palacio de Los Patos é um oásis de tranquilidade no centro comercial e histórico de Granada, muito próximo à Catedral, à Capilla Real, à região de Old Jewish Quarter e ao City Hall. O hotel possui 42 apartamentos divididos em dois edifícios que ficam um de frente para o outro. O primeiro conserva a arquitetura de um palácio industrial do século 19, o que o levou a ser catalogado como herança cultural. O segundo é uma mistura de profundidade e transparência com linhas vanguardistas inspirado em jogos de sombras muito característico de Granada.
COSTA DO SOL
O nome se explica sozinho. A Costa do Sol é a faixa litorânea da Andaluzia às portas do Mar Mediterrâneo, onde o sol brilha 300 dias por ano. A bonança climática combina perfeitamente com suas magníficas paisagens. As cidades se localizam na linha onde o azul do mar se funde com o verde das montanhas costeiras.Um lugar privilegiado de onde admirar essas belezas é o próprio mar: iates tranquilamente margeiam a Costa do Sol e levam a pontos tão fascinantes quanto o Estreito de Gibraltar. Na vida urbana, Marbella é a estrela da Costa do Sol. A melhor zona para sentir o genuíno clima mediterrâneo é Puerto Banús, a sofisticada marina de Marbella, onde se encontram os melhores bares e restaurantes, o cassino e lojas de marcas exclusivas.
PASSEIOS
Málaga
Segunda maior cidade da Andaluzia, Málaga, a porta de entrada para a Costa do Sol, é conhecida por ser a cidade natal de Pablo Picasso e pela produção do vinho doce. É nesta cidade que encontram-se os melhores bares e restaurantes, lojas e galerias de arte de toda a região. Do charmoso centro histórico à sofisticada marina, Málaga é repleta de atrativos, como o palácio mouro – atração obrigatória em toda cidade que passou pelo domínio árabe –, e um jardim botânico tão belo que mais parece ter saído dos sonhos.
Marbella
Localizada ao centro da Costa do Sol, Marbella é um dos balneários mais exclusivos da Europa. O destino de veraneio preferido de reis e príncipes de todo o mundo, bem como de artistas famosos e outras celebridades, tem um dos mais importantes portos da região, onde atracam luxuosos iates. Marbella é emoldurada pelas montanhas da Sierra Blanca, o que resulta em um belo contraste com as águas azuis do Mediterrâneo. É uma cidade bela por excelência, com muitas zonas verdes e ruas bem cuidadas, além de um charmoso centro antigo, com ruelas típicas de povoação mediterrânica.Não é apenas durante o verão que Marbella é atrativa: seus extensos campos de golfe fazem do verde a cor predominante neste quadro. Além disso, a cidade possui diversos pontos de interesse histórico, pois durante a Antiguidade, os romanos ficaram encantados com a beleza do lugar e ocuparam a região por muitos anos, deixando resquícios de sua passagem. Mais tarde, os mouros também dominaram Marbella – como o restante do litoral andaluz – e deixaram belíssimas e inconfundíveis marcas.
Puerto Banús
Considerada a Saint-Tropez espanhola, Puerto Banús reúne o que há de mais exclusivo na região: bares, restaurantes, casas noturnas, e lojas renomadas. Ao longo da marina estão aportados os iates dos sofisticados visitantes. Suas 29 praias possuem uma beleza deslumbrante.
Tikitano
Localizado à beira mar, o Tikitano serve pratos da culinária mediterrânea com toques asiáticos. O serviço é extremamente amável, e a vista é de tirar o fôlego.
Los Bandidos
Um dos mais famosos restaurantes de Puerto Banús, o aconchegante Los Bandidos é muito frequentado por celebridades. A culinária internacional recebe um toque especial nas mãos dos talentosos chefs.
Café de Paris
Considerado por muitos o melhor restaurante de Málaga, o Café de Paris serve culinária criativa inspirada em receitas francesas e adaptada para os gostos malaguenhos. A decoração elegante e o serviço impecável completam a experiência de um jantar maravilhoso.
HOTEL
Finca Cortesin
Em uma das regiões mais nobres da Espanha, na Costa do Sol, o Finca Cortesín ocupa uma extensa área entre Sotogrande e Marbella, às margens do Mar Mediterrâneo. Além do hotel, os visitantes podem usufruir do celebrado campo de golf, desenhado por Cabell Robinson e sede do Volvo World Match Play – um dos mais importantes campeonatos mundiais. O spa oferece uma série de elaborados tratamentos, dedicados ao relaxamento do corpo e da mente, piscina de água salgada aquecida, saunas e a primeira “caverna de neve” da Espanha.
Fonte: Divulgação