O toque pessoal pode e deve ser explorado em todas as escolhas para o casamento, em especial quando o assunto é o vestido da noiva. Especialistas ouvidas pela VIP Noivas destacam, em coro, que é indispensável ter personalidade e que isso vale, inclusive, para as noivinhas clássicas, aquelas que sempre pensam nos mínimos e mais tradicionais detalhes para o grande dia, mas que não abrem mão de ter a sua identidade reconhecida na sua trajetória até o altar.
De acordo com Carol Moraes, da tradicional loja La Fiancée, “o clássico envolve sempre o uso de bons tecidos, de boas rendas, num modelo que a noiva realmente consiga olhar, em 10 ou 20 anos, e enxergar como atemporal”. A especialista no assunto e à frente da loja, aberta desde 2011, destaca que, para fugir do óbvio, pode-se apostar em “mangas, cinto e detalhes, inclusive no penteado, que pode proporcionar uma pegada mais jovial e moderna”.
A dica, segundo Carol Moraes, é não exagerar na questão do uso da moda e investir no que faz realmente sentido para o tipo de casamento, estilo e biótipo da noiva, seus planos, entre outros fatores. Pode-se substituir o véu por uma capa, usar tecidos mais estruturados e com gramatura maior, como uma zibeline, mas sempre preservando o bom corte e o caimento. “Cada noiva tem o seu vestido. Não adianta querer que toda noiva entre na vibe do que a moda está ditando. Vejo extremos, como vestidos maiores e mais estruturados com uma pegada imponente, mas também vejo vestidos fluidos nesse estilo”, diz ela.
O estilista Patrick Noronha, que produz obras no ateliê Fernando Peixoto, pontua ainda que “não é tanto a silhueta que muda, mas, sim, o estilo de bordado, os riscos, o trabalho artesanal, as variações, que, por mais que não sejam tão marcantes, quando falamos de uma noiva clássica, a diferença pega mais no próprio corte. Cada vez mais, temos acesso a materiais diferentes, que dão mais acabamentos, modelam mais, marcam ou armam a saia. E o grande diferencial de cada profissional, além do próprio corte, é o design do bordado, o risco e a forma como são aplicados”, revela com exclusividade.
Para evitar estar em um ponto comum, anote aí: “Fugir um pouco da renda com o uso de tules bordados ou de um trabalho autoral, como um patchwork ou um 3D, além de evitar o branco óbvio, aquele muito claro. Inclusive, os melhores materiais você encontra no branco natural, que é mais claro que o off-white, é uma cor de porcelana, sendo essa, sim, uma tendência”. Essa a indicação de Patrick.
Beleza da cabeça…
Quando falamos de acessórios para uma noiva clássica, é bom lembrar que “as peças nesse estilo são aquelas que sempre têm um ar de joalheria, com acabamento mais sofisticado, como o cravejado, e cuja base do material é feita em metal nobre”. A afirmação é da designer e empresária Flávia Dutra, proprietária do Baroque Ateliê, que elege as tiaras, as coroas, o porta-coques com pedraria cravejada como sinônimos de peças clássicas. “Para deixá-las com um ar mais atual, trazendo uma leitura menos óbvia, pode-se apostar naquelas que levem um banho em tom mais moderno, como o ouro rosa”.
… aos pés
Como tudo em um casamento, o conjunto escolhido para e pela noiva deve priorizar a harmonia, a linearidade de estilo e, claro, o conforto. Se a opção é pelo clássico, que ele seja explorado em todos os detalhes, literalmente da cabeça aos pés. Marianna Machado, especialista em sapatos e acessórios finos, explica que, mesmo para esse estilo tão bem delimitado em suas características, é possível ousar e imprimir personalidade.
“Para a noiva que gosta do clássico mas quer fugir do óbvio, indico as rendas transparentes ou o crinol, com toque de brilho. O modelo scarpin é sempre unanimidade, além de ser uma excelente escolha. Mas, ultimamente, as sandálias mais fechadas, não tão abertas, com tiras mais largas, também estão entre as preferidas das noivas”, confidencia Marianna.
Joias…
A beleza das joias também deve ser um ponto de atenção, como destaca Alessandra Leal, gerente comercial da reconhecida joalheria Pedrart. Ela aponta as pérolas como peças sempre em evidência. “Ao falar de clássicos, é inevitável citar também os solitários, que, como as pérolas, são eternos e continuam atuais para compor os looks mais sofisticados”, destaca.
Para Giselda Farias, responsável pela Linea Golden, as alianças, indispensáveis em todos os estilos de casamento, podem seguir o estilo e ainda assim fugir do básico. A especialista no anel, que representa o compromisso firmado em um momento tão especial, explica que estão em alta as “possibilidades com fosco acetinado ou polido e em ouro rosé, com larguras entre 3mm e 5mm, sempre anatômicas, sem exageros e, claro, personalizadas”.
FORNECEDORES VIP NOIVAS |
|
deixe seu feedback