Se você está noiva, com certeza colocou no seu planejamento a contratação de alguém para conduzir a cerimônia. Surgem várias duvidas como escolher o celebrante ideal. Batemos um papo com Janay Leandro, celebrante de casamentos e contadora de histórias de amor. Confira a seguir.
O que é celebrante de casamento?
O celebrante é alguém que conduz a cerimônia de casamento. É um mestre de cerimônias não-civis e não-religiosas. Não-civis porque não são realizadas por um juiz de paz, pessoa com o poder de oficializar uma união civil entre duas pessoas. E não-religiosas porque não são feitas por representantes de alguma crença. Pode até haver menções a Deus, mas sem especificação de religião.
“Escrever sobre me amores me ressignificou. Me trouxe à memória tudo de bom que vivi em meus quase 10 anos de casada.” Conta.
Por que devo contratar um?
Atualmente há muitos casamentos sendo realizados fora de igrejas e templos. O local da cerimônia é o mesmo da recepção e os casais fazem cada vez mais questão de celebrações íntimas.
Em geral, quem opta por esse tipo de modalidade deseja um pouco mais de cuidado com o que será tratado durante a celebração. É aí que entra a figura do celebrante de casamento, uma pessoa disposta a festejar o amor dos noivos na presença de família e amigos, mas de forma personalizada e que promete emocionar a todos.
Como funciona o trabalho da Janay Leandro?
A parte mais interessante é que o casamento acontece de maneira personalizada. Ou seja, tudo o que for importante para o casal será dito ali! Da avó conduzindo uma oração até o noivo cantando para a noiva durante os votos.
Normalmente, após a confirmação da disponibilidade de data, o casal agenda uma reunião com a Janay, em que repassam todas as informações gerais do casamento e compartilham detalhes da história deles. Contam como se conheceram, sonhos para a futura família, apelidos que só eles sabem e todos os detalhes que tornam a história única e especial.
A reunião com o casal é o momento predileto da Janay, é quando ela tem insights e pode observar a forma como o casal se trata, para, é claro, obter o material da celebração em si. Janay escreve sobre amores reais e personaliza ao máximo cada uma de suas celebrações. Ela fala de amor de maneira simples, mas carregada de detalhes e intimidade.
“Sempre acreditei que a caminhada da vida é muito boa, mas acompanhada é melhor ainda.” conta.
Feito isso, a cerimônia é escrita especialmente para aquele casal. Entretanto, algumas partes não mudam, como o “sim”, os votos e a troca de alianças: partes que simbolizam o casamento. Mas ainda assim é tudo adaptável aos desejos do casal! Confiança é a chave, já que fica muito mais legal quando o conteúdo da celebração é surpresa para todos. E na hora da surpresa a Janay é mestre! Ela sempre prepara um presente que tenha relação com a história do casal. Impossível conter a emoção com tanto amor e empatia.
Leia mais: Editorial Aurora traz mensagem de esperança aos casais
Já segue a gente no Instagram?
deixe seu feedback