A bancada é um elemento central na cozinha. Além de abrigar a pia e servir de apoio na hora de cozinhar, ela também pode concentrar o fogão, a máquina de lavar louças, os armários… Tudo gira em torno dela. Por isso, selecionamos alguns exemplos de bancadas diferentes entre si que vão te inspirar na hora de planejar a sua própria cozinha. Confira:
1. Neste apartamento no Rio de Janeiro, o ultrarresistente Dekton foi escolhido para a bancada, frontão e rodapés da cozinha, dando uma uniformidade visual no espaço. Em formato de U, a bancada reúne o cooktop, espaço para eletrodomésticos como torradeira, tostex e air fryer, pia e apoio. O projeto é de Andrea Murao.
2. No projeto do escritório ARQ_IN, predominam as cores claras. A bancada e a parede são brancas, apesar de misturarem texturas diferentes que mantém a neutralidade sem perder o charme. Acima, a coifa fica embutida no armário suspenso, contribuindo ainda mais para o clima clean. Os objetos de madeira clara formam uma boa composição no ambiente.
3. Por ser integrada com a sala, a cozinha deste apartamento precisou de atenção redobrada na decoração. No frontão da bancada, azulejoshexagonais trazem graça para o ambiente e ainda combinam com as outras tonalidades do apartamento. A base branca permite que os objetos de decoração colocados sobre a bancada não poluam o ambiente. As plantas em vasinhos também fazem uma graça. O projeto é do escritório paulistano Tria Arquitetura.
4. Correspondendo ao estilo industrial deste apartamento, a bancada e ilha desta cozinha tem tons de vermelho, concreto e cinza. O fogão industrial italiano é embutido na bancada e envolvido até o chão por uma caixa de concreto. A bancada da pia é de granito andorinha e fica na mesma coloração do resto do ambiente. O projeto é do arquiteto Eduardo Chalabi.
5. A bancada desta cozinha fica em uma ilha e abriga o cooktop e a pia. As superfícies em aço inox lembram ambientes de gastronomia profissional, e também refletem a luz natural que entra pela janela.
6. Esta cozinha, projetado pela arquiteta Rachel Nakata, tem base branca que contrasta com a parede de tijolinhos atrás da bancada. Uma proteção de vidro cobre uma parte da parede, evitando que respingos de alimentos da cozinha prejudiquem o material. Vale destacar as panelas pendentes sobre a bancada.