Maio, há muito tempo, deixou de ser o mês das noivas para elas mesmas, porém, essa época ainda mantém forte a mística que conhecemos. Assim como Agosto, ou, como é erroneamente conhecido, o mês do desgosto, do cachorro loco e por aí vai… No entanto, a pergunta que não quer calar (claro, estamos aqui para ajudar) é: Quais são os melhores meses para casar?
Dica 1 – Esqueça a mística de Agosto!
“Agosto é um dos meses ideais para casar, mas sofre muito com esse pensamento que as pessoas têm com o ‘Mês do desgosto’, do ‘Cachorro Louco’ e tal.
Os casamentos mais lindos acontecem nessa época, cujo clima é incrível e a luz de fim de tarde tem tons especiais. Sem contar que é um dos quais que mais propicia a negociação de orçamento, devido à baixa demanda”.
Dica 2 – Fuja de Dezembro, o mês das festas corporativas.
“Um dos meses mais intensos de eventos é dezembro, por ter muitas festas de fim de ano e eventos corporativos. Então, as empresas quase não abrem margem para negociação, pois estão atrasadíssimos com os outros trabalhos.”
Guia dos meses para casar
Janeiro
Apesar de em função do verão ser um mês chuvoso, ele é significativamente bom para casais que buscam otimizar seu orçamento. Pela baixa procura, grande parte dos fornecedores, oferecem margens mais atrativas de negociação.
Mas atenção: Por se tratar de um mês de férias, parte dos seus convidados poderão não comparecer; mês de altas temperaturas, considere sempre casar a noite; muito provável que seu orçamento para a lua de mel deva aumentar.
Flores de janeiro: Antúrio, áster, boca-de-leão, cáspia, cravina e lisianthus.
Fevereiro
Prosseguimos tendo vantagem financeira, pois não é dos meses disputados, mas estejam atentos ao período do carnaval, procurem sempre distanciar uma ou duas semanas deste feriado, para evitar ausência dos convidados e também pacotes de viagens com preços altos.
Flores de fevereiro: Angélica, áster, cáspia, gladíolo e orquídea.
Março
Aqui já temos uma sensível alta na procura. Ainda estamos no verão, porém as temperaturas já estão mais amenas. O ponto de atenção será a chuva. Previna-se certificando de que o espaço apresenta um bom plano B.
Flores de março: Angélica, catléia, cravina, gipsófila (ou “mosquitinho”), margarida, áster, papoula e petúnia.
Abril
Um mês bastante procurado para cerimônias ao ar livre, as temperaturas estão mais baixas e o clima mais seco. Mas em função da demanda, o valor do orçamento será sensivelmente mais alto.
Flores de Abril: Camélia, angélica, gipsófila (ou mosquitinho), margarida, gladíolo e strelitzia.
Maio
Apesar de por muito tempo ter sido considerado o mês oficial das noivas, maio já não é mais tão concorrido. O clima do período é bom, porém em função do dia das mães e aproximação do dia dos namorados, as flores sofrem uma alta considerável, então avalie com cautela o impacto em seu orçamento geral.
Flores de maio: Azaléia, camélia, crisântemo, gipsófila (mosquitinho), margarida, gladíolo, áster, cravina, cravo, tulipa, orquídea, cymbidium, rosa e tango.
Junho
Não é considerado um mês de concorrência. Normalmente igrejas e espaços têm agenda. Atentem-se para a mudança de temperatura nesta época, pensem em um vestido mais quentinho e em estratégias de acolhimento.
Flores de junho: Angélica, orquídea, cymbidium, strelitzia e tulipa.
Julho
Para este mês contamos com dois inconvenientes, férias e frio. Mas se estes fatores não pesam na decisão de vocês, a boa notícia é que será um excelente mês para negociações.
Flores de julho: Angélica, orquídea, cymbidium, goivo e tulipa.
Agosto
De acordo com uma lenda portuguesa, agosto seria o “mês do desgosto”, por se acreditar que muitas caravelas afundavam em alto-mar durante este mês, pela ventania. As histórias foram sendo passadas de família para família e muitos casais até hoje evitam marcar a data neste mês, ainda que se trate apenas de uma superstição. Além disso, alguns noivos preferem evitá-lo pelo frio, e por isso é um mês pouco concorrido.
Os noivos que marcam sua data em agosto saem ganhando porque os valores de muitos gastos podem baixar bastante. Para a lua de mel, melhor esquecerem destinos europeus, por ser altíssima temporada. Mas no hemisfério sul encontram belas opções.
Flores de agosto: Copo-de-leite, girassol, goivo, íris e tulipa.
Setembro
Hoje o mês mais procurado. Ele anuncia a primavera, e traz o colorido das flores. Se o plano é casar em setembro, vocês precisam se apressar, pois este é o primeiro mês a ser preenchido nas agendas dos fornecedores. Aqui vale casar no campo, na praia ou na capital.
Flores de setembro: Copo-de-leite, estátice, frésia, girassol, goivo, íris, orquídea, oncidium e tulipa.
Outubro
Novamente, devem levar em conta que, sendo um dos preferidos, a regra básica prevalece: preços mais altos. Pode valer a pena gastar um pouco mais para realizar um sonho, com a primavera em seu auge, e com a presença forte da natureza no dia em que celebram o amor.
Flores de outubro: Açucena, begônia, gardênia, margaridinha, miosótis, sempre-viva, copo-de-leite, girassol, lírio branco, tulipa, agapanto, áster, estátice, frésia, gladíolo, boca-de-leão e tango.
Novembro
Mês de cores e aromas perfeitos, cerimônias charmosas e clima agradável. Ponto desfavorável do mês são os dois feriados, isto poderá dificultar entregas e presença dos convidados.
Flores de novembro: Antúrio, áster, cáspia, copo-de-leite, gardênia, hortênsia, dália, lírio branco, margaridinha, verbena e boca-de-leão.
Dezembro
Com o final de ano, o clima de festas está no ar, e iniciar o novo ano juntos será muito especial! Vale levar em conta as altas temperaturas, férias e preparativos para as festas de encerramento, além de retornarmos para o período de alta temporada, e os pacotes de lua de mel sofrerem alta.
Flores de dezembro: Lírio, margaridinha, miosótis, papoula, petúnia, sempre-viva, verbena, crisântemo, dália, gérbera, gipsófila (mosquitinho), girassol e lisianthus.