TOP

Ideias para um casamento sustentável

Cada vez mais as questões ambientais tem sido levantadas quando se fala em evento… E a verdade é que, infelizmente, é impossível fazer um casamento 100% eco-friendly. Mas há, sim, ideias sustentáveis que podem ser adotadas no casamento. Selecionamos abaixo algumas delas:

Flores plantadas

Decoração: Bothanica Paulista para o casamento de Vic Ceridono

Além de muito charmosas, as flores plantadas são uma ideia super sustentável! Ao contrário das flores de corte, as plantadas podem ser reutilizadas em outras festas ou até mesmo replantadas em outros lugares.

Decoração Bothanica Paulista | Foto: Rejane Wolff

Além da lavanda, outras espécies (dentre muitas!) que podem ser replantadas são: as suculentas, a avenca, a samambaia, a bromélia, a orquídea e os temperos.

Flores e elementos locais

Flores: Lucia Milan

Além de fomentar a economia local, evita-se o transporte (poluente) das flores por meio de caminhões.

Decoração: Museu de Grandes Novidades | Fotos: Aloha Fotografia

Sem espuma floral

Apesar de as flores serem de corte, a maneira de montar o arco foi sustentável (e as flores foram doadas para instituições depois do casamento).

espuma floral é, hoje, considerada uma vilã do meio ambiente. Proveniente do petróleo, ela já passou por reformulações, mas ainda é tóxica e poluente. Apesar disso, continua sendo largamente usada na decoração de eventos, por ser uma maneira prática de hidratar e sustentar os arranjos… Mas existe uma “campanha” entre os principais floristas internacionais para não utilizar mais a espuma floral. Para substituir a espuma floral, é possível usar a tela de galinheiro e outros utensílios.

Utensílios eco-friendly para fazer arranjos florais

 

Canudos de papel

Foto via Pinterest

Não é à toa que existe uma campanha mundial contra o uso de canudos de plástico! Eles são os responsáveis por 4% do lixo plástico de todo o mundo, podem levar mais de mil anos para se decompor, causam males imensuráveis à vida marítima e contribuem para o aumento do consumo de petróleo. Para piorar a situação, o tempo de “vida útil” de um canudo plástico é de apenas quatro minutos. Substituí-los é fácil: além de menos agressivos ao meio-ambiente, os canudos de papel são uma graça! Há empresas de serviços de bar que não gostam deles, porque amolecem depois de um tempo em contato com o líquido e são mais caros… bom, não existe mundo perfeito, poluir é sempre a saída mais fácil e barata. ( Além disso, poderíamos começar a aprender a beber sem canudo, né?)

Velas sustentáveis

Velas: KlarBio | Foto: Produtora 7

As velas à base de bio-óleos 100% vegetais, não utilizam parafina (que é derivada do petróleo) e não geram fuligem nem fumaça. E como emitem mil vezes menos gases do que as tradicionais, elas também não têm cheiro.

«

»