Gabriel Pelaquim é o nosso entrevistado para esse especial que traz um assunto muito debatido nos momentos de preparo que antecedem uma cerimônia de casamento: o ensaio fotográfico de um casal. Por si, o ensaio já evidencia a essência de que as etapas serão eternizadas em detalhes e com antecedência. É a forma de captar o amor no seu mais genuíno estado, o de euforia pelo que está por vir. “Eu diria que o ensaio é a primeira e melhor experiência na fotografia que você pode oferecer ao casal. Sempre converso bastante com eles que este momento é um dos poucos que eles possuem para fugir da rotina e ter um dia de boas lembranças, leve e descontraído”, destaca o profissional.
Conhecido pelo seu lema “enjoy the journey”, ou em português, “aproveite a jornada”, Gabriel não poderia ser mais coerente com a sua assinatura e proposta e explica que no ensaio aproveita para se conectar ainda mais ao casal de clientes, para assim tornar os registros ainda mais fiéis ao sentimento. Ele explica que esse “é o momento em que o fotógrafo tem para estreitar ainda mais os laços de intimidade e fazer com que o casal seja cada vez mais leve em frente às câmeras. É o momento em que eles podem ser totalmente eles sem qualquer tipo de julgamento eu diria, para que possamos retratar na sua melhor essência”.
Um casal tímido?
Para ele, é ainda importante e essencial que o fotógrafo saiba conduzir uma boa experiência para que cada vez mais o casal saiba da importância de registrar bons momentos durante a vida deles e não somente na época de casamento. “É a oportunidade que temos de mostrar aos clientes que fotografar é uma experiência gostosa e única de se fazer na vida”, pontua ele, ressaltando ainda que “além de toda fotografia feita no dia do casamento, o ensaio ele tem uma importância muito grande, não só para você estar mais à vontade com eles no dia do casamento, como um todo, para quando cada vez que eles tirarem uma foto um do outro, eles se lembrem também que ser fotografado proporciona momentos únicos”.
Quanto tempo dura o ensaio?
Para os interessados e apaixonados, Gabriel explica que um ensaio dura em média de 2 horas e é ideal que o casal disponibilize o dia para se preparar, com compromissos leves para estarem mais tranquilos no momento do ensaio. Com sua experiência, Gabriel destaca ainda que a iluminação é uma grande aliada do ensaio e que estar atento ao horário vai garantir resultados incríveis. “Ensaio para mim tem dois horários incríveis, um seria ao nascer do sol, entre 6-8h da manhã ou o final de tarde 16-18h. Estamos em um país tropical e a luz muito de cima às vezes não favorece ao cenário como um todo, mas isso também vai depender muito da ideia que o casal busca explorar”, ensina.
Onde fotografar em Brasília?
Em Brasília, o fotógrafo ainda tem algumas dicas especiais de locação, mas destaca que é sempre necessário decidir sobre após uma conversa de alinhamento de ideias e expectativas. Entre os destaques na cidade, Gabriel aponta a 107 Norte, perto do Bloco G, como “uma área muito bonita e única, com a mistura do cinza, a essência de Athos Bulcão e, claro, muito verde.” A 308 sul também está na lista do fotógrafo, com seus pontos de beleza únicos, prédios com marcante arquitetura e verde em evidência. O Morro da Asa Delta, no Lago Sul, é uma opção para quem quer a vista de Brasília com o Lago, e a Ponte JK, que não poderia ficar de fora, que reúne arquitetura, lago e o pôr do sol.
Com diversas opções, para todos os gostos e histórias, aliás, Gabriel alerta que “um ensaio tende a não funcionar quando se envolve ideias e elementos que fogem de quem o casal é”. Ele exemplifica com a possibilidade de um casal que gosta de Brasília, gosta de arquitetura, mas todos insistem na ideia de ir para a cachoeira. “O lugar é lindo, mas ele vai ter variáveis que vão deixar o casal no desconforto, como por exemplo andar na trilha. Acredito que uma direção muito posada, a ponto de você colocar o casal em poses muito complexas, tiram a confiança e segurança deles. Será melhor um ensaio em movimento, com a naturalidade deles, de fazerem as coisas como eles fazem”, considera.
Sucesso entre os casais do país, em especial de Brasília, Gabriel afirma que a “fotografia é um caminho que você percorre durante todo um processo e que, além do resultado da entrega, tem em sua caminhada a experiência vivida e ela também tem que ser lembrada e tratada com carinho”.
Quer entrar em contato com o Gabriel Pelaquim e saber mais? Clique aqui!
deixe seu feedback