TOP

Voilette, Fascinator e Casquete?

Com os casamentos e eventos da realeza britânica enchendo nossos olhos em todas as mídias sociais, o sonho de vestir adornos utilizados pelas damas inglesas se tornou algo cada vez  mais desejado.

Na família real britânica, o uso dos acessórios foi estabelecido com o intuito de esconder, em parte, os cabelos das mulheres como expressão de modéstia, e o protocolo foi seguido até os anos 50. Hoje o adorno é utilizado em compromissos oficiais.

Para nós, brasileiras, incluir o adereço em eventos sociais é sinônimo de elegância e muito estilo. A alfaiataria nos traz como opção, dentre outros, o voilette, fascinator e casquete. Mas qual é a diferença entre eles? Vamos entender.

Voilette.

De origem francesa, Voilette significa “ Pequeno Véu”. Surgiu no século 19, mas tornou-se  moda nos anos 20, quando grandes nomes como Coco Chanel e Dior passaram a usá-lo.

O voilette é basicamente um véu que cobre o rosto em parte ou por inteiro. Geralmente é preso a um detalhe, podendo ser um broche, chapéu, fascinator ou casquete.

Além de ficar bem em todos os modelos de vestido, cria um ar romântico e descolado, e pode ser utilizado em cerimônias aberta ou fechadas, civis ou religiosas, pela manhã ou à noite. Quanto ao penteado, é preciso observar o acessório que acompanha o voilette.

Facinator

Nesse acessório a principal caracteristica é a extravagância. Na maioria das vezes é feito com predrarias, flores ou plumas e não tem limite de formato e tamanho.

Sua origem data do século 19, onde mulheres usavam um tipo de lenço na cabeça, preso embaixo do coque, mas foi no século 20 que o nome “Fascinator” veio a ser usado.

Casquete

Tecnicamente, a caquete é uma derivação do chapéu, porém com o tamanho menor. Ajusta-se à cabeça e também recebe o nome de cocktail hat.

Algumas pessoas consideram fascinator e casquete a mesma coisa, visto que os italianos chamam o “fascinator” de “caquette” e os franceses consideram  “casquete”um chapéu com viseira, ou seja, um boné.  Polêmicas  de nomes e traduções a parte, vamos saparar os adornos por estilos, sendo o fascinator como dito anteriormente, mais extravagante e a casquete algo minimalista, perfeito para  casamentos estilo mini-wedding matutinos.

Vale frisar que as peças podem ser usadas separadas ou em conjunto com o mini-véu (o voilette), sendo a última opção altamente recomentada para noivas. Fica um charme!

Vamos conferir!

 Fascinator + Voilette.

 

Casquete + Voilette

 

Voilette, fascinator ou casquete, a verdade é que os acessórios “reais” fazem a cabeça das noivas e personificam uma identidade forte, cheia de estilo e ao mesmo tempo, delicadamente romântica.

«

»