TOP

Lista de casamento: Conheça 7 modelos e seus benefícios

Maio foi considerado por muito tempo o mês das noivas e hoje já há quem diga que setembro é a data mais cogitada para marcar casamentos. Na verdade o mês pouco importa: os preparativos são os mesmos e a data vai ser especial em qualquer estação do ano. Para ajudar o casal a se preparar e se organizar, estudamos algumas listas de casamentos disponíveis no mercado e avaliamos os benefícios de cada uma delas.

A maioria oferece modelos de listas de presentes prontos para auxiliar os noivos nas suas escolhas. Pensar racionalmente nas necessidades do casal é o primeiro passo, segundo a coordenadora de produtos da Altenburg, Patrícia Higino. “Sabemos que a lista de casamento é uma boa oportunidade para agregar novos itens ao lar, mas é preciso bom senso e atenção ao escolher os produtos. Eles devem adequar-se ao tamanho dos espaços da casa, sem esquecer, é claro, dos desejos dos noivos”, comenta.

Como a política da maioria das lojas é conceder o valor pago pelo convidado como crédito, eles não garantem a disponibilidade do produto que o casal colocou em sua lista nem garantem que os preços permaneçam os mesmos. Há pontos positivos e negativos em cada uma delas. Confira abaixo algumas opções para ajudar a definir qual mais se enquadra com as suas necessidades.

1. Tok&Stok

O grande diferencial é que a loja dá aos noivos um bônus de 10% em cima do valor dos presentes. Toda a lista já é calculada pelo Preço Casa, que prevê a entrega e montagem no endereço dos noivos por conta da Tok&Stok (isso se o endereço for em uma cidade que haja loja física, se não houver, um frete adicional será cobrado). O valor dos presentes são convertidos em créditos e o casal pode escolher por outros produtos, não precisam estar necessariamente na lista inicial. Mas além das opções de presentes pré-estabelecidos pelo casal, o convidado pode optar pelo Vale Tok&Stok e dar a quantia que desejar (a partir de R$ 30). Os presentes também podem ser escolhidos e retirados na loja física pelos noivos, assim ainda terão o crédito correspondente à diferença Preço Casa e Preço Loja (que são mais baratos por não incluir o frete). Assim como muitas outras opções, o casal pode ainda customizar a página da sua lista de presentes com fotos e mural de mensagens. Mas atenção: para garantir os benefícios, os noivos devem fechar a lista entre 45 e 120 dias a partir da data de sua abertura, ou seja, devem escolher quais produtos vão querer e utilizar os créditos dentro desse prazo.

2. iCasei

Diferente das demais listas, o iCasei deposita o dinheiro arrecadado para a conta dos noivos. Os produtos são meramente ilustrativos e o casal recebe o valor dos presentes em até 10 dias. Para os noivos que já moravam sozinhos e possuem muitos itens para a casa, é uma ótima opção para levantar uma graninha. O site oferece, além da lista de presente, o rsvp, mapas, save the date, fotos e vídeos. Esses benefícios vão aumentando de acordo com o plano que os noivos optarem. Vale ressaltar que a plataforma cobra de 3,99% a 4,99% de taxa em cima de cada presente, que varia de acordo com o plano. Essa tarifa pode ser paga pelo convidado ou pelos noivos, ou seja, quando paga pelos convidados, os noivos recebem o valor integral inicialmente escolhido.

3. Magazine Luiza

O “Quero de Casamento” é o serviço online de lista de casamento desenvolvido pelo Magazine Luiza e pode ser criado a partir de 180 dias que antecedem a data do grande dia. Também é possível personalizar a lista com fotos e informações sobre o casal e a festa. Para divulgar a lista, há três opções: tags para imprimir e anexar ao convite impresso, e-mail com uma mensagem para compartilhar com seus contatos e Facebook inbox para enviar aos seus amigos na rede social. Após o primeiro presente adquirido por meio do site, os noivos recebem no seu endereço cadastrado um cartão Mastercard (validade de 12 meses) com o crédito referente ao valor dessa compra. A partir daí, os créditos vão se acumulando conforme ganham presentes. O cartão pode ser utilizado nas lojas, no site, no app e também no parceiro viagens.magazineluiza.com.br. Desde que o site dos noivos não seja desativado antecipadamente, os convidados poderão acessá-lo e presentear até 30 dias após a data do casamento inicialmente cadastrada. Dependendo da política vigente no momento da compra dos produtos ou serviços, o frete para entrega poderá ser cobrado. Os convidados que comprarem o presentes diretamente de uma loja física, se responsabilizarão pela entrega.

4. Casas Bahia

Nas Casas Bahia, os noivos podem criar a lista de casamento em até um ano antes do evento. Os convidados não serão informados sobre a decisão do casal de receber o presente ou de convertê-lo em vale. A solicitação de entrega ou conversão de produtos ganhos poderá ser feita até 45 dias após a data do casamento, quando a Lista será encerrada automaticamente pela CasasBahia.com.br. O frete, se houver, será pago pelo convidado no ato da compra e todos os produtos a serem entregues estão sujeitos a confirmação de sua existência no momento da programação de entrega, podendo haver mais de uma remessa. Há a possibilidade do “Retira Rápido”, no qual o cliente compra pela internet e retira na loja física. O vale recebido através da lista de casamento não será aceito para compras nas lojas físicas, somente site. Os convidados podem pagar em até 24 vezes sem juros.

5. Ponto Frio

A lista de casamento do PontoFrio.com.br segue as mesmas diretrizes do site das Casa Bahia. Garantem que metade das entregas feitas nas capitais são até 48 horas, após aprovação do pagamento.

 

6. Camicado

Podendo criar a lista com até um ano de antecedência, a Camicado oferece uma bonificação de 3% sobre o valor vendido da lista de presentes. Os noivos escolhem se querem receber o presente em casa ou se preferem convertê-los em créditos para trocar nas lojas físicas ou site. Caso o casal opte por receber em casa os produtos pré-escolhidos, eles terão direito de duas entregas gratuitas. Caso prefiram utilizar os créditos, valerá a política de frete vigente no site. Os convidados podem parcelar o presente em até 10x sem juros. Eles dão uma dica importante: o ideal é que a lista esteja pronta quando os convites forem distribuídos, de quatro a três meses antes do casamento.

 

7. Fast Shop

O site também pode ser personalizado com fotos e os presentes transformam em créditos para o casal escolher os produtos que desejarem. Oferecem a opção de cotas de lua de mel, o que possibilita o resgate de valores em dinheiro. Disponibilizam minicartões para anexar ao convite de casamento e a ferramenta de rsvp será implementada em breve. O frete não é cobrado do convidado e os noivos podem optar por resgatar os produtos em loja. O casal tem um prazo de 3 anos para escolher os produtos que desejarem e a lista será encerrada 45 dias após a data do casamento. Na lista da Fast Shop os noivos podem fazer cotas de valores para presentes caros, mas haverá juros se o convidado optar por parcelar a compra.

«

»