TOP

Imprevistos no Grande Dia: 5 dicas para se preparar psicologicamente

O momento tão esperado da valsa dos noivos se aproximava e, do nada, o som pifou. Parou completamente de funcionar, por conta de um pequeno curto circuito. Todos os padrinhos estavam reunidos em volta da Juliana Carvalho e do Henrique Fonseca, que haviam acabado de se casar, em uma cerimônia linda. “Meu Deus! E, agora, o que a gente vai fazer”… com a ansiedade aumentando, coração palpitando, são nesses momentos que a gente percebe a necessidade de uma preparação mental para os famosos imprevistos.

Em qualquer situação, seja a mais simples de todas, ou até a de um evento com a importância de um casamento, os imprevistos existirão. É natural e faz parte da espontaneidade da vida. Se casar é, sem dúvidas, um dos episódios mais importantes da vida e, por isso, estar preparada anteriormente pode deixar esse dia ainda melhor. Dá um desespero no coração, quando você sabe de que alguma coisa não está do jeito que estava planejado.

Primeiramente, se prepare e mantenha a calma diante de imprevistos. Foque no  principal objetivo dos casamentos, que é a celebração do amor e da felicidade. É o dia de provar que, mesmo após as dificuldades e desafios da jornada dos noivos, eles superaram tudo e agora estão dizendo sim à eternidade. Não permita que um pequeno desvio de planos estrague toda a conquista.

imprevistos grande dia
Foto: Pause The Moment

Dica 1 – Mentalize a sua felicidade

É bom ter em mente o quão grata você está por ter alcançado o seu sonho. E, por isso, mentalizar os momentos bons que virão no dia do seu casamento é um ótimo exercício. Imagine você de noiva/o entrando na igreja, vendo seu parceiro no altar, a festa com todos os seus amigos, comendo aquela comida incrível do menu escolhido…. Chame de tela dourada e coloque todas as imagens felizes que você quer ver e sentir. Quanto mais detalhes e sentimentos você colocar, melhor!

imprevistos grande dia
Foto: Laura Calderwood

Dica 2 – Escolha bem a sua equipe

A noiva tem sonhos e costuma saber exatamente o que quer. O processo de escolha da equipe de cerimonial e fornecedores precisa ser minuciosa. Assim como a clareza e a honestidade com essas pessoas também precisa existir, pois, desta maneira, se cria um elo de segurança na sua cabeça. Se por acaso acontecer algum imprevisto, as chances de você estar mais calma por confiar na sua equipe são bem maiores. Toda a cooperação é bem-vinda no casamento!

imprevistos grande dia
Foto: Meagan Emilia Beauchemin

Dica 3 – Mantenha a calma com os detalhes

Existe uma técnica muito legal de descrição dos detalhes. Ela funciona da seguinte maneira: quando acontecer algum episódio de ansiedade, você pode começar a descrever o ambiente ao seu redor, tintim por tintim, cores, formas, informações… tudo é válido! Por quê? Dessa forma, a sua mente tende a sair do futuro, onde ela está por conta da ansiedade, e volta ao presente, que é onde devemos sempre estar. Então, você consegue se equilibrar e tomar as decisões de forma mais consciente, sem desespero. Ela é a mais indicada para quando acontecer alguma coisa fora do planejamento. Se deu ruim, comece a descrever!

imprevistos grande dia
Foto: Annija Ratniece Photography

Dica 4 – Procure apoio emocional

Quando a gente cai feio, precisamos de alguém para nos ajudar a levantar, certo? É parecido para os imprevistos do casamento, por exemplo. Ter a mãe animando os padrinhos e madrinhas é uma forma de apoio emociona. Por isso, contar com a ajuda, uma palavra, o que for, dos pais, dos melhores amigos e da equipe do cerimonial é uma das ações mais acertadas de todas.

imprevistos grande dia
Foto: The Flower Mill

Dica 5 – Deixe o perfeccionismo de lado

Quando alguém é perfeccionista, ela tende a ser rígida. E isso não é uma boa característica para a personalidade de alguém. Ninguém ‘tem que fazer’ ou ‘tem que ser assim’. Percebe que a espontaneidade vai embora? Então, o meu conselho é tentar relaxar aos poucos, nos dias antecedentes à cerimônia, e refletir sobre o acaso da vida e como ele pode deixar as coisas mais fluidas e orgânicas. Sem contar o exercício de fortalecer a sua fé. Confiar, estar segura de que tudo vai dar certo é ótimo, justamente porque você fez o seu melhor, contratou os melhores profissionais, acompanhou de perto todo o processo… É até uma questão de autoconfiança. Por isso, confiar em si mesma já é um grande passo para o sucesso do seu casamento.

«

»