TOP

Feira de espumantes nacionais e internacionais acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Pontão do Lago Sul

O espumante está sempre em alta, os 365 dias do ano, seja para brindar no Réveillon, no almoço de Páscoa, no Dia dos Namorados, ou ainda em aniversários, batizados e casamentos. Além de ser uma bebida sempre especial para momentos de comemoração, o fermentado nacional também vive um período festivo no que tange a economia. A venda no Brasil cresceu, afirmam dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). De 2017 para 2018 este índice aumentou 14% e consolidou a Sparkling Wine Fair (SWF), feira dedicada à bebida, marcada para os dias 13 e 14 de setembro, no Pontão, no Lago Sul.

“No Distrito Federal o consumo é 40% superior à média nacional de 25 milhões de litros por ano”, afirma Diego Bertolini, gerente de promoção do Ibravin.  A 4ª edição da SWF reafirma estes bons números. O evento cresceu. Em um espaço de 3 mil metros quadrados, degustações, palestras, venda de produtos, música, praça de alimentação, aula de gastronomia e, como não poderia deixar de ser, garrafas dos mais famosos e consagrados exemplares, nacionais e internacionais da bebida fermentada, além de lançamentos de rótulos exclusivos.

Para esta edição, a estimativa de renda nos negócios é superior a R$ 1,3 milhão e o número de visitantes deverá ser o dobro do ano passado, previsão em torno de 6 mil pessoas entre enófilos, sommeliers, estudantes de enogastronomia e apreciadores da bebida. Este público terá, nos dois dias do evento muito o que apreciar e brindar. São 26 empresas participantes. Vinícolas do porte das nacionais Salton, Perini e Aurora, somam-se às estrangeiras Terra Nostra, Vidigal Wines e Cantine Riondo. Rótulos produzidos na Itália França, Argentina, Portugal e Espanha também poderão ser degustados e adquiridos pelo público.

Em paralelo às incontáveis degustações (só em 2018 foram 1 500 garrafas consumidas, número que promete ser maior este ano), a SWF também investirá em conhecimento com palestras de Diego Arrebola, tricampeão do título de melhor sommelier do Brasil, com “Além das celebrações: criando oportunidades de venda para o crescimento do consumo de espumantes on e off trade”, ou ainda a de Ivane Fávero, presidente da Associação Internacional de Enoturiusmo (Aenotur), “Enoturismo, o turismo do vinho no Brasil e no mundo”.

Também ocorrerão rodadas de negócios em conjunto com a expertise das unidades do DF da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e do Sebrae. “Nossa feira está consolidada e a cada ano apresenta novidades aos visitantes tanto no formato, quanto em atrações e produtos oferecidos”, afirma César Santos, da C Produções e Eventos, responsável pela SWF, que este ano homenageará a jornalista Liana Sabo do Correio Braziliense.  A frente da coluna “Favas Contadas”, Sabo tem 50 anos de jornalismo e é grande incentivadora da enogastronomia, sendo pioneira na divulgação da gastronomia brasiliense e contribuindo para a profissionalização do mercado no Distrito Federal.

No campo da sustentabilidade, a Sparkling Wine Fair também inova no setor. Ao fim do evento, todas as garrafas de espumante consumidas, bem como o papelão das caixas onde elas vieram e ainda as embalagens de água, serão doadas a uma cooperativa de reciclagem nos arredores de Brasília.

Programação

O DJ Thiago May comanda as pick ups da festa.

Na programação, rodada de negócios na sexta-feira, dia 13, das 16h às 18h, para empresários do setor de alimentos e bebidas (restrito a formadores de opinião e convidados). Em seguida, às 18h, abertura da feira com degustações e vendas. Às 18h30, palestra com a Presidente da Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV), Regina Vanderlinde. Às 20h, palestra com o Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN). Carlos Paviani fala sobre “A evolução técnica e mercadológica dos vinhos espumantes brasileiros”.

Já no sábado, 14, abertura do evento, às 18h, com degustações e vendas. Às 18h30, Vinícola Aurora apresenta palestra com os sommeliers Diego Arrebola e Gabriele Frizon sobre o tema “Além das celebrações – criando oportunidades de venda para o crescimento do consumo de espumantes on e off trade”. Em seguida, às 20h, a Ex- Presidente e Fundadora da Associação Internacional de Enoturismo (AENOTUR), Ivane Favero, fala sobre “Enoturismo, o Turismo do Vinho no Brasil e no Mundo”. Às 21h30, Vinícola Aurora oferece uma aula-show de gastronomia com o ex-participante do programa Masterchef Brasil, André Rochadel.

Gastronomia

Para acompanhar os rótulos, a SWF oferece uma diversificada área de alimentação. Nesta edição: Gracco Magalhães; La Boulangerie; Veloce; Suprema; São Lourenço; Bolo da Ivone; Café e um Chêro; Loolipops; Coca-Cola; Raquel Amaral; San Gennaro; L’antipasti e Empório São Pedro.

 

Os ingressos, ao valor de R$ 100,00 por dia, podem ser adquiridos no Café e um Chêro (107 Sul e 109 Norte), Adega Almeida (710/711 Norte), Más Vino (306 Sul) e Bilheteria Digitalhttps://www.bilheteriadigital.com/sparklingwinefair. Com cunho social, 5% da venda será revertida para o Instituto Doando Vida.

O ingresso para a feira dá direito às aulas, mas é necessário fazer uma pré-inscrição através do Whatsapp (61) 9118-9585. As vagas são limitadas. Às 22h30, Festa SWF com o DJ oficial do evento, Thiago May.

 

Serviço:

Sparkling Wine Fair 2019    |   life and business

Apresentação –  Degustação – Vendas de Produtos – Networking

Dias 13 e 14 de setembro

Pontão do Lago Sul

Das 18h às 22h30 | Networking

Das 22h30 às 02h | Festa SWF

Ingressos: Café e um Chêro, Adega Almeida, Más Vino, e Bilheteria Digital

www.sparklingwinefair.com.br

Insta: @sparklingwinefair | Face: Sparkling Wine Fair | #swfbsb2019

«

»