TOP

Ensaio pré-casamento: Luz artificial, natural, ao ar livre ou estúdio?

Os casais que optam por fazer um ensaio pré-wedding costumam ter em mente a importância de se realizar essa etapa do casamento. Não é apenas um ensaio fotográfico, mas sim uma eternização de momentos felizes, que também pode usado para ilustrar o site e decorar a festa e, claro, a casa nova. E ele acontece quando os noivos estão calmos e atentos às câmeras, diferentemente do dia do casamento, em que as preocupações são tantas, assim como os detalhes.

Então, por que não dar a devida importância para o pré-wedding, especialmente quando se fala do formato das fotos? Vai de luz natural, artificial, ao ar livre ou preferem um estúdio?

Como encontrar o formato ideal de pré-wedding?

Quando a decisão de fazer o ensaio está tomada, o casal precisa sentar para conversar sobre quais são as referências que mais os agradam. É a hora de pesquisar bastante e separar as fotos que saltam aos olhos. Pois são elas que vão  ajudar a entender o que o casal curte quando o assunto é imagem.

Para a fotografa Pri Vallone, “a escolha do local é bastante pessoal, mas como fotógrafa eu sempre indico algo com luz natural, mesmo que seja ambiente interno ou externo, durante o dia as fotos são sempre melhores, pois fotografia depende totalmente da luz.” opina.

Natural X Artificial

Com a luz artificial, você pode fazer o que quiser na hora que quiser, já com luz natural, a tendência é ficar a mercê da natureza.  Em termos de preferência, você precisa avaliar o que mais agrada, pois é muito pessoal.

Luz natural e ao ar livre

Aqui, segundo a fotógrafa, a luz não pode ser controlada e tem a tendência de ser mais suave. “Dependendo do momento do dia, o desafio é saber como usá-la ao seu favor, principalmente em horários em que o sol é mais forte e consequentemente luzes mais duras, que produzem muitas sombras, o que pode prejudicar em dois aspectos, um é o casal mal conseguir abrir os olhos de tão claro, e outro é todas as fotos terem no rosto sombras de nariz e sombras que parecem olheiras.” Ressalta Pri Vallone.

Os noivos geralmente têm mais interação com o ambiente e mais espontaneidade, sem contar o fato de poder criar composições lindas com as paisagens das locações.

Inclua no pré-wedding um fator personalizável, pois os noivos podem optar por locações que signifiquem muito para a história deles. A fotografia ao ar livre te dá a possibilidade de eternizar o que está ao redor. Por isso, precisa levar em conta um lugar que seja marcante é tão importante. Quanto mais especial e significativo pro casal, melhor.

Luz artificial no estúdio

A fotografia com a luz artificial, embora seja melhor para o fotografo controlar a iluminação, vai exigir bem mais criatividade por parte do profissional para conseguir a desenvoltura desejada do casal.

No entanto, se o casal opta por um ambiente diferente, mas que exige ainda uma luz artificial, como bibliotecas, ruas a noite, entre outros, o controle da luz com flash, led, ou mesmo a luz de um poste ou mesmo o  farol de carro, torna o trabalho ainda mais dificil para o fotografo, mas o resultado pode ficar incrivel!

Resumindo: pesquisem bem as referências que gostariam de ver no ensaio de pré-wedding, procurem por um profissional que tenha esse estilo e, aí sim, vocês podem decidir qual o formato da luz e locação são os melhores para eternizar a história que vocês construíram e vão continuar a construir!

«

»