TOP

Armários de cozinha: 11 idéias para inspirar

Pensando em reformar a cozinha? O seu primeiro instinto pode ser trocar o revestimento das paredes ou do piso, mas substituir ou reformar os armários pode ser o suficiente para dar uma vida nova ao ambiente – seja com um toque de cor ou um novo modelo inusitado. Que tal assumir a marcenaria como a estrela? Inspire-se em 11 projetos com diferentes propostas de armários para a cozinha.

1. Mix elegante

Pintada de cinza, a porta de entrada fica ao lado da pequena - e prática - cozinha. O tom de azul-marinho dá mais charme ao espaço (Foto: Manu Oristânio/Divulgação )

O que há de melhor nas paletas modernas está aqui: madeira, tons de concreto, muito branco e o verde da natureza. A receita clean foi um pedido dos clientes de Mariana Fajnzylber e Alana Furumoto, dupla que comanda o Estúdio Urbhá. E para que todo mundo fique à vontade nos dias de festa, a cozinha não tem paredes. O azul marinho traz destaque aos armários da cozinha e combina perfeitamente com o armário em tom de madeira, junto à bancada, que serve de divisória de ambientes.

2. Movimento industrial

Cooktop, forno e microondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel. Na parte de baixo, um armário guarda os utensílios do dia a dia. Na paleta, reinam cinza e verde pastel. (Foto: Evelyn Müller/Divulgação)

Cabe uma vida inteira em 30 m². Prova disso é o projeto deste apartamento paulistano, assinado pela arquiteta Ana Cecília Toscano e pela designer de interiores Flávia Lauzana. Os ajustes se concentraram na troca dos revestimentos e na marcenaria moderninha e bem desenhada. A cozinha é pequena, mas completa. Para guardar todos os utensílios, a aposta foi combinar armários e prateleiras suspensas, em tom de verde pastel, que prevalece na marcenaria de todo o apê. O vitrô móvel é um charme a parte e o vidro ondulado traz o ar industrial à decoração.

3. Divisão vibrante

A face voltada para o living tem 1,30 m de largura. O bloco de marcenaria recebeu acabamento de Formica na cor Cromo Real L523. Nos nichos, foi usada a cor Grafito L013. Pendente e luminária de trilho da Reka. Vasos da L’Oeil, jarras e potes da Doural, sopeira da Loja Teo e cesta da Amoreira. Já o refrigerador fica embutido no nicho criado sob medida no meio do armário. Esta face, voltada para a bancada, mede 2,15 x 2,20 m. Bowls e bule da Doural. Vaso da L’Oeil. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Integrar ambientes nem sempre é a melhor solução para apartamentos pequenos. Para driblar a metragem enxuta de 5 m² da cozinha e ganhar mais área de estocagem, os arquitetos Fabiana Stuchi e Danilo Bocchini, do escritório Stuchi & Leite, eliminaram a parede entre a sala de estar e a cozinha, e criaram um bloco de marcenaria sob medida que delimita os espaços e ainda acomoda geladeira, louças e mantimentos. O móvel tem três faces: uma voltada para pia, outra para o hall de entrada e a terceira para o living. Para contrastar com o amarelo vibrante, os nichos foram pintados de cinza.

4. Clássica, mas com bossa

Uma coluna de 0,74 x 2,42 x 0,64 m acomoda dois armários, o forno e o micro-ondas. Acima dos refrigeradores, mais nichos e, ao lado, uma coluna inteira de armário. Fruteira e tábua de corte da Doural. Ladrilhos hidráulicos da Brasil Imperial. Luminária de teto da Armazém da Luz Foto. Acima da bancada, armário superior de 1,08 x 0,93 x 0,40 m para acomodar pratos e xícaras. Logo abaixo, uma abertura liga o espaço à área gourmet. Latas e bowls da Doural. (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Apesar de jovens, os moradores deste apartamento preferem uma decoração mais clássica. Pensando nisso, a arquiteta Paula Gambier escolheu para a cozinha a linha Paris, assinada pela arquiteta Patricia Anastassiadis para a coleção High Line da marca de móveis planejados Ornare. O tom azul-claro foi o eleito para deixar o ambiente mais alegre e delicado. A cor também serviu de base para a definição do ladrilho hidráulico que reveste uma das paredes, e não o contrário. O desenho esguio do ambiente de 15 m² facilitou a divisão dos nichos: de um lado, armários e gaveteiros foram dispostos sob a bancada, do outro, eles criam uma moldura para os eletrodomésticos. O espaço de circulação é de 1,30 m.

5. Preto nada básico 

Apartamento de Paulo Azeco - Clima Noir (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)

A luminosidade generosa que banha a maioria dos ambientes deste apartamento, graças à uma porta-janela de vidro do chão ao teto, permitiu que o designer e curador de arte Paulo Azeco pintasse as paredes de seu apartamento de tons escuros, onde seus quadros pudessem se destacar. A cozinha é uma obra de arte por si só. O fogão industrial que o morador já possuía combinou com a bancada, a parede e a prateleira de concreto moldados na obra. O armário de preto fosco complementa perfeitamente a decoração.

6. Cantinho de madeira

decoração-de-cozinha (Foto: Luis Gomes/Editora Globo)

Para este espaço gourmet, a moradora pediu decoração alegre. Além do colorido dos ladrilhos hidráulicos, o arquiteto Samy Dayan e a designer de interiores Ricky Dayan, apostaram em armários de madeira de demolição, como uma extensão do painel de madeira onde foram pendurados quadros e artigos de decoração. O resultado é um ambiente completamente destacado da casa, sem que seja necessário qualquer parede.

7. Color block

decoração-de-cozinha (Foto: Victor Affaro/Editora Globo)

A cozinha do arquiteto Leo Romano é um exemplo da decoração “color block”, tendência em que cores fortes e lisas são misturadas sem medo. As paredes vermelhas contrastam com armários azuis e bancada verde. Diferentes tons em cada nicho do armário trazem ainda mais vida ao projeto.

8. Combinação despojada

André Hauser e Aline Biaggi, da HB Arquitetos, optaram por uma bancada colada na ilha central da cozinha. A mesa serve de apoio para refeições rápidas e para quem assiste ao preparo dos pratos. Mesa e armários da Kitchens foram revestidos de laminado da F (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

Para o projeto desta cozinha despojada, André Hauser e Aline Biaggi, da HB Arquitetos, optaram por uma bancada colada na ilha central da cozinha e pontos de cor. A mesa serve de apoio para refeições rápidas e para quem assiste ao preparo dos pratos. Nos armários, tom de madeira e azul dividem espaço, em uma combinação charmosa.

9. Sem medo de ousar

cozinha; Camila Salek; Vimer (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)

Ao pensar no projeto de sua cozinha, a empresária Camila Salek, sócia-diretora da Vimer, levou em conta a praticidade. Para agrupar e facilitar o uso dos temperos, Camila desenhou um painel com pequenas prateleiras ao lado do fogão. A parede da bancada ganhou frontão para evitar respingos. Tudo foi executado em MDF com laca vermelho-púrpura, escolhido para os armários, trazendo unidade ao ambiente.

10. Branco moderno

Executado pela Marcenaria Lanzili, o armário tem portas com aberturas desencontradas, desenho de Thiago Passos. O arquiteto ainda criou a ilha central, realizada pelo Cemitério dos Azulejos. O piso é da Casa Franceza. Pendentes NUD Collection, da La Lampe (Foto: Lufe Gomes/Editora Globo)

Também dá para fugir do comum com armários brancos! Desenhados pelo arquiteto Thiago Passos, do escritório Ybypy, e executados pela Marcenaria Lanzili, o armário principal tem portas com aberturas desencontradas e a ilha central surpreende com formato geométrico e acabamento de azulejos. Apesar de integrados, os espaços são delimitados pela mudança de pisos: o granilite cobre a área molhada da cozinha e os tacos de perobinha revestem a sala de jantar.

11. Intensidade roxa

Projetada por Gustavo Calazans, a cozinha incorporou a varanda. Em tons de cinza, armários da Securit. À dir., ao lado da adega da Métier, armários da Kitchens (Foto: Edu Castello/ Editora Globo)

Localizada no vigésimo andar de um prédio, a cozinha deste apartamento foi integrada à varanda. Como efeito da união, a entrada de luz natural abriu caminho para o uso de cores e texturas fortes no projeto do arquiteto Gustavo Calazans. Aos ladrilhos hidráulicos de tons violáceos foram combinados os armários da Securit, feitos na cor cinza. Já os armários superiores levam tom de roxo. Nos nichos ao lado da adega, de aço inox, armários abrigam louças e eletrodomésticos.

«

»