TOP

5 decisões para tomar antes de começar a organização do casamento

Se vocês já iniciaram o planejamento para o grande dia, com certeza já se depararam com questões que antes nem imaginavam. Antes de começar a parte prática, como escolher a paleta da decoração de casamento, encontrar os tipos das lembrancinhas que parecem perfeitas ou o papel dos convites de casamento que realmente combina com a proposta do dia, é preciso pensar em questões anteriores e que ajudarão a guiar essas escolhas..

E, sim, grande parte delas estão relacionadas ao orçamento disponível. Para garantir que tudo saia conforme o sonho, se questionem e respondam juntos todas essas dúvidas, para se assegurarem de que tudo correrá bem antes mesmo de colocarem a mão na massa.

Fotografia: Rodrigo Zago

1. Qual o valor máximo do orçamento?

Essa é a primeira pergunta que se devem fazer, já que é dela que irão partir todas as outras. Muito antes de saírem buscando inspirações de modelos de lembrancinhas para casamento ou elementos que querem que façam parte do décor, precisam colocar um valor fixo no sonho para que não se torne um pesadelo. É só com a definição do montante que possuem e que podem gastar, é que poderão começar a organizar a festa, distribuindo os valores entre os diferentes tipos de gastos que vêm pela frente, podendo inclusive negociar alguns deles. Não cometam o grande erro de deixar essa decisão em aberto, podem ter uma amarga surpresa.

2. A lista de convidados está de acordo com o orçamento?

A lista dos convidados que vão receber o modelo de convite de casamento pode ser um dos itens mais trabalhosos e difíceis para ser finalizado. Isso porque nem sempre é possível realizar a festa com o orçamento que pretendem e ao mesmo tempo convidar o número que englobe todas as pessoas que gostariam. É preciso considerar o valor que possuem disponível, o tipo de festa que pretendem organizar e saber, aproximadamente, qual será o valor por cada convidado. Uma boa dica é pedir orçamentos dos buffets que gostariam de contratar antes de finalizar a lista, assim saberão se o número é compatível ou não com o orçamento.

Fotografia: Rodrigo Zago

3. E se ultrapassarem esse orçamento?

Quem já subiu ao altar e trocou os votos sabe como é fácil sair do orçamento e se ver com valores que ultrapassam aquilo que estipularam. Se isso acontecer na trajetória de organização devem saber o que fazer. Irão cortar gastos em alguns quesitos, como na decoração da festa do casamento, por exemplo, ou poderão aumentar um pouco as economias para serem usadas no evento? Tenham já a solução preparada caso esse problema apareça e não se desesperem. A melhor dica é, depois de terem estipulado o valor máximo, só utilizarem 90% dele, e assim deixam 10% como garantia, se algo fora dos planos aparece.

4. Contratar um cerimonialista?

Tenham em mente que conciliar os afazeres da rotina normal – trabalho, tarefas domésticas e lazer – com a organização do casamento é realmente muito difícil. Para muitos casais acumular essas tarefas pode até se tornar impossível. Então, antes mesmo da organização fugir do seu controle, contrate um profissional que irá auxiliar desde as primeiras tarefas. Vocês podem combinar o tipo de serviços de querem, e isso com certeza trará mais paz durante todos esses meses.

Fotografia: Rodrigo Zago

5. A data que querem é pertinente?

Essa é outra decisão fundamental e que deve ser feita levando em consideração muitos fatores. Alguns noivos podem se deixar levar por questões mais emocionais para escolha da data do seu casamento, como algum dia que seja marcante para o seu relacionamento, mas a verdade é que essa decisão vai muito além do romantismo. Ainda que possam levar em conta uma data especial, alguns fatores práticos são fundamentais para a decisão final:

  • Quanto tempo vocês têm a data? A resposta, dependendo do tipo e tamanho do evento, deve estar entre 6 e 15 meses. Menos do que isso, é bom pensarem com mais carinho sobre essa decisão
  • Vocês querem casamento ao ar livre ou em ambient interno?
  • O local onde querem se casar tem dias disponíveis?
  • O fornecedores do buffet, do bolo decorado de casamento e do décor estarão disponíveis?
  • A data em questão se encontra em uma época de chuvas?
  • O traje do noivo e/ou o modelo de vestido de noiva está de acordo com a temporada?

Fotografia: Rodrigo Zago

Encontraram respostas para todas essas perguntas que devem fazer?

Camila Vilasboa

Sou advogada, mas direcionei minha experiência profissional para o mercado de moda. Mas foi logo após o meu casamento que, trabalhando com os fornecedores e convivendo com as noivas, decidi aprofundar o meu conhecimento na área. Com olhar apurado, faço uma curadoria cuidadosa de ideias, inspirações e informações. Não organizo casamentos, mas estou aqui para ajudar os casais a planejarem o grande dia. Contem comigo!

«

»